Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Tony Carreira é notícia na Turquia... mas não é pelos melhores motivos

"Um ídolo do público romântico" que agora é acusado de ser "oportunista". São estas as palavras que o Turkey Telegraph usa para descrever a situação em que Tony Carreira se vê acusado de plagiar 11 músicas.

Tony Carreira é notícia na Turquia... mas não é pelos melhores motivos
Notícias ao Minuto

16:35 - 14/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Plágio

"Tony Carreira é para Portugal o que Julio Iglesias é para Espanha”, é desta forma que o Turkey Telegraph descreve o cantor português. A notícia surge na sequência da acusação de plágio por parte do Ministério Público

Para o meio de comunicação turco, Tony Carreira é “um ídolo do público romântico que enche os auditórios, tanto no país como na segunda pátria, em França”. O Turkey Telegraph vai ainda mais longe e cita a queixa que foi apresentada pela Companhia Nacional de Música, segundo a qual o cantor é “oportunista”.

Recorde-se que Tony Carreira é acusado de plagiar 11 músicas de autores estrangeiros com a colaboração do compositor Ricardo Landum, também arguido. Em causa estão as músicas 'Depois de ti mais nada', 'Sonhos de menino', 'Se acordo e tu não estás eu morro', 'Adeus até um dia', 'Esta falta de ti', 'Já que te vais', 'Leva-me ao céu', 'Nas horas da dor', 'O anjo que era eu', 'Por ti' e 'Porque é que vens'.

Segundo o despacho do Ministério Público, a acusação refere que, pelo menos desde 2012, os arguidos "têm vindo a dispor de composições musicais alheias e da sua matriz, introduzindo-lhes alterações e arranjos como se fossem suas e sem que com isso tenham criado obras distintas, genuínas e íntegras".

Com efeito, Tony Carreira responderá em sede de tribunal por 11 crimes de usurpação e de outros tantos de contrafação, enquanto que Ricardo Landum é arguido em nove crimes de usurpação e nove de contrafação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório