Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Comandante da Proteção Civil fez a licenciatura com 90% de equivalências

O programa ‘Sexta às 9’, da RTP, avança que Rui Esteves só fez quatro das 36 cadeiras do curso.

Comandante da Proteção Civil fez a licenciatura com 90% de equivalências
Notícias ao Minuto

14:50 - 14/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

Uma investigação da equipa do ‘Sexta às 9’ apurou que o comandante da Proteção Civil, Rui Esteves, terá terminado a licenciatura em Proteção Civil, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em 2009, tendo pedido equivalência a 32 das 36 cadeiras do curso superior.

Os pedidos de equivalência, conta a RTP, terão sido obtidos tendo por base a experiência profissional de Rui Esteves, já na altura comandante distrital da Proteção Civil de Castelo Branco.

Entre algumas das unidades curriculares a que o atual comandante nacional operacional da Proteção Civil terá tido equivalência estão disciplinas como matemática, estatística e química "sem nunca ter frequentado uma aula".

No documento consultado pelo programa da RTP, não constará qualquer comprovativo da experiência profissional que terá fundamentado as equivalências.

O Notícias Ao Minuto tentou contactar Rui Esteves, não tendo sido possível até ao momento.

Na sequência da investigação feita pelo 'Sexta às 9', foi entretanto pedido que fosse instaurado um inquérito ao processo de creditação da licenciatura de Rui Esteves, por parte do Governo e do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Recorde-se ainda que a posição de Rui Esteves como comandante nacional da Proteção Civil tem estado envolta em polémica.

Na semana passada, Rui Esteves foi acusado de ter acumulado funções como diretor do Aeródromo de Castelo Branco e comandante nacional da Proteção Civil. Alegação que originou um processo disciplinar que pode resultar em despedimento do comandante nacional, depois de ter sido feito um pedido de demissão pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que foi recusado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório