Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Mais de 20 concelhos do continente em risco máximo

Mais de 20 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mais de 20 concelhos do continente em risco máximo
Notícias ao Minuto

06:58 - 14/09/17 por Lusa

País Incêndios

De acordo com o IPMA, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Castro Marim (Faro), Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Sertã, Oleiros (Castelo Branco) Abrantes, Mação, Ferreira do Zêzere (Santarém) Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre) Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera (Leiria) Góis, Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' e 'elevado' todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e na região Norte até meio da manhã, e temporariamente com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região Sul.

A previsão aponta também para possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo da Roca até ao meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre 23 (Leiria, Porto, Viana do Castelo, Setúbal) e 31 graus (Évora, Beja, Faro e Castelo Branco).

As mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e 18 (Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório