Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Bombeiros pedem decisões urgentes que devolvam estabilidade à ANPC

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defendeu hoje em comunicado que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vive uma "profunda instabilidade" e pede à tutela que tome "as necessárias e urgentes decisões" para resolver a situação.

Bombeiros pedem decisões urgentes que devolvam estabilidade à ANPC
Notícias ao Minuto

20:42 - 12/09/17 por Lusa

País LBP

A posição dos bombeiros surge depois de a ministra da Administração Interna ter ordenado à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de um processo disciplinar sobre a eventual acumulação de funções públicas pelo atual comandante operacional nacional da ANPC, Rui Esteves, uma situação que a LBP diz estar "a acompanhar com toda a atenção, e a maior responsabilidade que o caso requer".

"A LBP, porém, considera que a profunda instabilidade que se vive nesta estrutura do Estado só não tem repercussões maiores, porque os bombeiros portugueses, hoje como sempre, nos momentos difíceis, mantém a necessária serenidade e coesão como garante principal da segurança das vidas e haveres de todos os Portugueses. Perante esta situação lamentável, que considera preocupante, a LBP entende solicitar à tutela que tome as necessárias e urgentes decisões para repor rapidamente a estabilidade que se impõe", lê-se no comunicado.

No comunicado assinado pelo presidente da LBP, Jaime Marta Soares, garante-se que a "proteção e o socorro que aos bombeiros compete estão absoluta e permanentemente garantidos".

Aquando da aberta do processo disciplinar, no final da passada semana, o Ministério da Administração Interna (MAI) adiantou em comunicado que o inquérito tem "caráter de urgência" e que as conclusões do inquérito a realizar pela IGAI devem ser remetidas a Constança Urbano de Sousa no prazo máximo de 30 dias.

O MAI referiu que a decisão foi tomada na sequência da notícia hoje tornada pública, por uma reportagem da RTP, sobre a eventual acumulação de funções públicas pelo atual comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil com o cargo de diretor do aeródromo de Castelo Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório