Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Intoxicação por medicamentos na origem da morte de criança na Guarda

Uma criança morreu hoje na localidade de Sortelhão, Guarda, na sequência de uma presumível intoxicação por medicamentos, embora a informação inicial tivesse apontado para uma intoxicação com monóxido de carbono.

Intoxicação por medicamentos na origem da morte de criança na Guarda

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse inicialmente à agência Lusa suspeitar-se de uma presumível intoxicação por monóxido de carbono, mas posteriormente adiantou que a morte da criança "foi alegadamente provocada por comprimidos".

Segundo a fonte, a intoxicação ocorreu no interior de uma casa de habitação da aldeia de Sortelhão, freguesia de Santana da Azinha, no concelho da Guarda, e vitimou um menino com 9 anos, corrigindo também a informação inicial de que a vítima teria "cerca de 12 anos".

O CDOS da Guarda adiantou à Lusa que o alerta foi dado cerca das 16:39 e as circunstâncias da morte da criança estão a ser investigadas pelas autoridades policiais - GNR e Polícia Judiciária - que compareceram no local.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Paulo Sequeira, contou à Lusa que quando os bombeiros chegaram ao local depararam "com duas vítimas" - a criança e a mãe -, sendo que a mãe estava consciente e o filho encontrava-se em paragem cardiorrespiratória.

Em relação à criança, explicou que os bombeiros e os elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda realizaram "manobras de reanimação e suporte avançado de vida, mas sem êxito".

A mãe foi assistida e foi posteriormente transportada para o serviço de urgências do Hospital da Guarda, disse.

Segundo o CDOS, estiveram no local um total de doze homens e sete viaturas dos bombeiros, da GNR, da Polícia Judiciária e da VMER da Guarda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório