Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Marcelo lamenta perda de "um homem bom, de uma integridade plena"

O Presidente da República lamentou hoje a morte do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, considerando que deixa "a memória de um homem bom, de uma integridade plena, em comunhão de vida com os valores cristãos".

Marcelo lamenta perda de "um homem bom, de uma integridade plena"
Notícias ao Minuto

13:46 - 11/09/17 por Lusa

País Bispo do Porto

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à notícia da morte do bispo do Porto durante uma visita à Associação Escola 31 de Janeiro, na Parede, no concelho de Cascais, colocando uma gravata preta em sinal de luto.

"Eu queria dizer uma palavra muito curta, mas muito sentida, pelo desaparecimento de um querido amigo, mas, sobretudo, de um querido amigo do Porto, uma grande figura da Igreja Católica Portuguesa", declarou aos jornalistas.

O chefe de Estado recordou António Francisco dos Santos como "um homem aberto à justiça social, aberto à liberdade, à fraternidade, à solidariedade, e que deixou um traço muito marcante na diocese do Porto, como já tinha deixado anteriormente na passagem por outras dioceses", e prestou-lhe uma "homenagem pessoal e a homenagem também de todo o país".

Numa nota divulgada entretanto no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lembra a sua passagem pela diocese de Aveiro e pela arquidiocese de Braga, e considera que "deixou a memória de um homem bom, de uma integridade plena, em comunhão de vida com os valores cristãos".

O Presidente da República descreve António Francisco dos Santos como "homem de Igreja", que se notabilizou "pela sua carreira eclesiástica e por uma ação pastoral de muitas décadas".

"Não por acaso, na Conferência Episcopal Portuguesa, D. António Francisco dos Santos ocupava atualmente os cargos de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé", refere.

Nesta nota, Marcelo Rebelo de Sousa expressa condolências "à família enlutada e, bem assim, a toda a Igreja portuguesa", dirigindo-se em particular "a todos os fiéis da diocese do Porto, às gentes dessa cidade de trabalho e de fé".

Natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, diocese de Lamego, António Francisco dos Santos morreu pelas 09:30 de hoje, aos 68 anos, vítima de ataque cardíaco.

A ordenação episcopal de António Francisco dos Santos ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego, tendo o prelado também sido vigário-geral desta diocese durante um longo período de tempo.

Foi também membro da equipa formadora do Seminário Maior de Lamego, com as funções de professor, secretário, ecónomo e vice-reitor, chefe de redação do jornal Voz de Lamego, membro da equipa sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave, vice-presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego e elemento da direção da Associação dos Antigos Alunos de Lamego, acrescenta.

Nascido em 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era bispo de Aveiro quando, em fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco.

Foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório