Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2017
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 26º

Edição

Morreu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto

Informação foi revelada pela Agência Ecclesia. Tinha 69 anos completados há pouco tempo e foi vítima de um ataque cardíaco.

Morreu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto
Notícias ao Minuto

10:36 - 11/09/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Igreja

O bispo do Porto D. António Francisco dos Santos morreu, esta segunda-feira, aos 69 anos, vítima de um ataque cardíaco.

A informação foi revelada pela Agência Ecclesia e complementada pela agência Lusa que adianta a causa da morte.

O corpo do bispo do Porto vai estar em câmara ardente na Sé Catedral a partir das 17h00 de hoje e "entre as 09h00 e a meia-noite" de terça-feira. O funeral realiza-se às 15h00 de quarta-feira, na Sé Catedral. De acordo com fonte da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos deverá ser sepultado na Sé Catedral do Porto, mas tal ainda está sujeito a uma decisão do Cabido.

D. António Francisco dos Santos era o bispo do Porto desde 2014, ano em que sucedeu a D. Manuel Clemente quando este foi nomeado cardeal-patriarca de Lisboa. Antes, fora nomeado bispo auxiliar de Braga, em 2004, e bispo de Aveiro, em 2006, cargo que ocupou durante mais de sete anos.

Nascido a 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu. Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Queria construir "uma cidade feliz e justa"

Era formado em Filosofia e Sociologia, estudou em Paris e chegou à Diocese do Porto com o desejo de "servir e amar o povo".

"Quero construir uma cidade solidária, feliz e justa", frisou, numa entrevista à Lusa, em junho de 2014, pouco depois de ter assumido o cargo de bispo do Porto em substituição de Manuel Clemente, desde 2013 cardeal-patriarca de Lisboa. Nessa mesma ocasião, revelou ser adepto do Futebol Clube do Porto (FCP) e declarou que evitava ouvir o relato dos jogos enquanto conduzia, porque ficava "muito nervoso".

António Francisco dos Santos gostava, isso sim, de caminhar, considerando tratar-se de uma forma de contactar com as pessoas, "essência" da missão da igreja.

"Um bispo tem de saber ir à frente para guiar, entre as pessoas para unir e atrás para ajudar a integrar os que têm o passo mais lento", explicou, na entrevista à Lusa.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que decretou três dias de luto pela morte de António Francisco dos Santos, e mantinha com o bispo "uma relação pessoal de proximidade", descreveu-o como "um homem da tolerância" e "uma pessoa jovem e jovial, que tinha com as pessoas uma relação de enorme afetividade".

Além disso, acrescentou o autarca, "estava a desenvolver um trabalho extraordinário junto dos mais necessitados".

A cumprir-se a vontade da família, António Francisco dos Santos nunca teria vestido a batina de padre, mas sim a toga de advogado e, em vez de estar frente a fiéis, estaria diante de juízes.

Na entrevista à Lusa, o bispo do Porto revelou que a sua família, ligada à área do Direito, fez "de tudo" para o demover da ideia de ser padre, dado ser filho único, mas a sua fé e convicção foram mais fortes e inabaláveis.

"Lembro-me de no dia em que fui ordenado o meu tio me ter tido que fizeram de tudo para eu não ser padre, mas que a partir de agora iam fazer de tudo para eu ser bom padre", recordou.

Os pais de António Francisco dos Santos nunca acreditaram que o seu percurso no seminário fosse cumprido até ao fim, achando sempre que, numas férias de verão, ele chegasse a casa com a "boa nova" de não querer voltar.

Enganaram-se, mas depois de consumada sua ordenação, a família apoiou-o "incondicionalmente".

Responsável pela Diocese de Aveiro durante mais de sete anos, António Francisco dos Santos destacou-se pela criação da "Cristoteca", uma festa de animação noturna semelhante a uma discoteca.

Francisco dos Santos marcou presença na iniciativa, importada do Brasil para aproximar jovens da Igreja Católica e manteve-se na festa até de madrugada, admitindo ser habitual ficar acordado até tarde, a trabalhar.

[Notícia atualizada às 13h40]

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório