Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto

Informação foi revelada pela Agência Ecclesia. Tinha 69 anos completados há pouco tempo e foi vítima de um ataque cardíaco.

Morreu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto
Notícias ao Minuto

10:36 - 11/09/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Igreja

O bispo do Porto D. António Francisco dos Santos morreu, esta segunda-feira, aos 69 anos, vítima de um ataque cardíaco.

A informação foi revelada pela Agência Ecclesia e complementada pela agência Lusa que adianta a causa da morte.

O corpo do bispo do Porto vai estar em câmara ardente na Sé Catedral a partir das 17h00 de hoje e "entre as 09h00 e a meia-noite" de terça-feira. O funeral realiza-se às 15h00 de quarta-feira, na Sé Catedral. De acordo com fonte da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos deverá ser sepultado na Sé Catedral do Porto, mas tal ainda está sujeito a uma decisão do Cabido.

D. António Francisco dos Santos era o bispo do Porto desde 2014, ano em que sucedeu a D. Manuel Clemente quando este foi nomeado cardeal-patriarca de Lisboa. Antes, fora nomeado bispo auxiliar de Braga, em 2004, e bispo de Aveiro, em 2006, cargo que ocupou durante mais de sete anos.

Nascido a 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu. Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Queria construir "uma cidade feliz e justa"

Era formado em Filosofia e Sociologia, estudou em Paris e chegou à Diocese do Porto com o desejo de "servir e amar o povo".

"Quero construir uma cidade solidária, feliz e justa", frisou, numa entrevista à Lusa, em junho de 2014, pouco depois de ter assumido o cargo de bispo do Porto em substituição de Manuel Clemente, desde 2013 cardeal-patriarca de Lisboa. Nessa mesma ocasião, revelou ser adepto do Futebol Clube do Porto (FCP) e declarou que evitava ouvir o relato dos jogos enquanto conduzia, porque ficava "muito nervoso".

António Francisco dos Santos gostava, isso sim, de caminhar, considerando tratar-se de uma forma de contactar com as pessoas, "essência" da missão da igreja.

"Um bispo tem de saber ir à frente para guiar, entre as pessoas para unir e atrás para ajudar a integrar os que têm o passo mais lento", explicou, na entrevista à Lusa.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que decretou três dias de luto pela morte de António Francisco dos Santos, e mantinha com o bispo "uma relação pessoal de proximidade", descreveu-o como "um homem da tolerância" e "uma pessoa jovem e jovial, que tinha com as pessoas uma relação de enorme afetividade".

Além disso, acrescentou o autarca, "estava a desenvolver um trabalho extraordinário junto dos mais necessitados".

A cumprir-se a vontade da família, António Francisco dos Santos nunca teria vestido a batina de padre, mas sim a toga de advogado e, em vez de estar frente a fiéis, estaria diante de juízes.

Na entrevista à Lusa, o bispo do Porto revelou que a sua família, ligada à área do Direito, fez "de tudo" para o demover da ideia de ser padre, dado ser filho único, mas a sua fé e convicção foram mais fortes e inabaláveis.

"Lembro-me de no dia em que fui ordenado o meu tio me ter tido que fizeram de tudo para eu não ser padre, mas que a partir de agora iam fazer de tudo para eu ser bom padre", recordou.

Os pais de António Francisco dos Santos nunca acreditaram que o seu percurso no seminário fosse cumprido até ao fim, achando sempre que, numas férias de verão, ele chegasse a casa com a "boa nova" de não querer voltar.

Enganaram-se, mas depois de consumada sua ordenação, a família apoiou-o "incondicionalmente".

Responsável pela Diocese de Aveiro durante mais de sete anos, António Francisco dos Santos destacou-se pela criação da "Cristoteca", uma festa de animação noturna semelhante a uma discoteca.

Francisco dos Santos marcou presença na iniciativa, importada do Brasil para aproximar jovens da Igreja Católica e manteve-se na festa até de madrugada, admitindo ser habitual ficar acordado até tarde, a trabalhar.

[Notícia atualizada às 13h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório