Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Incêndio na Sertã lavra "com alguma violência" e causa preocupação

Há, nesta altura, dois incêndios ativos e um em resolução mas que continua a ser combatido por causa do perigo de reativações. Ventos e intensidade das chamas preocupam autoridades, numa zona com muitas localidades dispersas.

Incêndio na Sertã lavra "com alguma violência" e causa preocupação
Notícias ao Minuto

15:47 - 09/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

País ANPC

Os incêndios no distrito de Castelo Branco continuam a preocupar as autoridades. De acordo com declarações de fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil ao Notícias ao Minuto, os incêndios que, neste momento, causam mais preocupação são o de Paul, na Covilhã, e de Carvalhal, na Sertã.

Embora o incêndio da freguesia de Paul esteja já catalogado como em resolução, não está livre de perigo. A Proteção Civil esclarece que é uma "área bastante extensa" e que com "o vento moderado a forte" que se faz sentir "existe o perigo de reativações". Por essa razão, permanecem no local 313 operacionais, apoiados por 94 meios terrestres e três meios aéreos.

O incêndio que deflagrou ontem na localidade do Carvalhal, na Sertã, é certamente o que causa mais apreensão. No local estão 598 operacionais, apoiados por 190 veículos e 12 meios aéreos.

"Há muitas povoações dispersas e portanto verifica-se também uma dispersão de meios de combate" para impedir a progressão das chamas para pontos críticos, explica a ANPC, acrescentando que "nem sempre é possível o combate direto" às chamas, ou seja, é recorre-se apenas aos meios aéreos.

"Este incêndio está a desenvolver-se com alguma violência, em termos de intensidade", explicou a Proteção Civil. Recorde-se que ontem, sexta-feira, tinham sido evacuadas algumas localidades por precaução, mas hoje não foi registada ainda nenhuma evacuação.

Em relação a estradas cortadas, a Proteção Civil faz saber que não existem, nesta altura, itinerários principais interrompidos. A GNR de Castelo Branco acrescentou, ao Notícias ao Minuto, que se encontra vedada à circulação a Estrada Nacional 343, nos dois sentidos, na localidade de Barco, na Covilhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório