Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Trump quer escalada de tensão e Kim Jong-un também, é gestão de poder"

Francisco Louçã acredita que a escalada de tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos não significa a iminência de uma guerra, evolução que considera ser impossível.

"Trump quer escalada de tensão e Kim Jong-un também, é gestão de poder"
Notícias ao Minuto

23:27 - 08/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Francisco Louçã

Francisco Louçã comentou, no seu espaço de comentário da SIC Notícias, esta sexta-feira, a escalada de tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, com sucessivas ameaças de uso de força militar e até nuclear.

“A tensão é a estratégia que serve ao regime de Pyongyang e é a estratégia que serve a Donald Trump”, indicou Louçã, acrescentando que “não pode haver uma intervenção norte-americana na Coreia do Norte, a não ser que a China o permitisse”.

No entender do antigo líder do Bloco de Esquerda, o escalar do conflito é do interesse tanto de Donald Trump como de Kim Jong-un. “Trump deseja o escalar do conflito assim como Kim Jong-un também deseja o escalar do conflito. Eles querem que haja uma tensão porque isso coloca-os no centro da atividade política e isso é uma forma de gestão de poder”, adiantou.

No entanto, a chegada de uma guerra “não é possível”. “Assim como não é possível a China ocupar o México, não é possível aos Estados Unidos ocupar a Coreia do Norte”, previu.

“Haverá uma estratégia de tensão e essa é uma estratégia de gestão de relações internacionais para um poder que não pode, que é a Coreia do Norte, e para um poder que sente o seu enfraquecimento e a sua vulnerabilidade, que são os Estados Unidos de Donald Trump”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório