Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Juízes marcam greve para os dias 3 e 4 de outubro

Associação Sindical dos Juízes Portugueses já tinha adiantado que poderia avançar para greve no início de outubro, coincidindo com as eleições autárquicas.

Juízes marcam greve para os dias 3 e 4 de outubro
Notícias ao Minuto

17:39 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses decidiu avançar para uma greve nos primeiros dias de outubro. As datas são agora conhecidas: 3 e 4 de outubro, como adianta a SIC Notícias. A informação foi entretanto confirmada à Lusa pelo presidente daquela estrutura sindical.

A decisão da paralisação foi decidida hoje durante uma reunião no Porto da direção do ASJP.

A presidente do sindicato, Manuela Paupério, disse que a greve vai servir para demonstrar o protesto dos juízes contra o facto de o Governo se "mostrar intransigente" nas negociações para a revisão do estatuto dos magistrados judiciais.

"Não aceitamos que assim seja", adiantou.

Numa carta enviada ao primeiro-ministro, no início de julho, os juízes lamentavam a falta de "margem política" da ministra da Justiça "para uma negociação completa do Estatuto dos Juízes". Na altura, como recordava a agência Lusa, foi referido que o processo negocial tinha terminado e que "infelizmente" não tinha sido "suficiente".

Já em julho a possibilidade de uma greve para os primeiros dias de outubro estava em cima da mesa, substituindo na altura uma outra greve, que tinha sido anunciada para agosto.

A greve marcada acontecerá na primeira terça e quarta-feira do mês em causa, e apenas dois dias após as eleições autárquicas, marcadas para o próximo dia 1 de outubro.

A progressão na carreira é uma das questões referidas pelos magistrados. Os aumentos salariais bem como alterações nos processos disciplinares constam igualmente das reivindicações.

[Notícia atualizada às 18h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório