Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Greve dos enfermeiros: Marcelo está a dar “gás aos prevaricadores”

O antigo eurodeputado Vital Moreira critica Marcelo de Rebelo de Sousa e a Ordem dos Enfermeiros, considerando que Belém está a contribuir para agravar a situação respeitante à greve dos enfermeiros, prevista para a próxima semana.

Greve dos enfermeiros: Marcelo está a dar “gás aos prevaricadores”
Notícias ao Minuto

17:20 - 07/09/17 por Pedro Bastos Reis

País Vital Moreira

Vital Moreira critica o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por este ter anunciado que vai receber, na próxima semana, as ordens profissionais da área da saúde para discutir o protesto dos enfermeiros.

No blogue Causa Nossa, o antigo eurodeputado considerou que este encontro “em vez de contribuir para resolver os problemas” vai sim agravá-los, “dando gás aos prevaricadores”, uma vez que “o Presidente não deve interferir em conflitos profissionais com o Governo, recebendo os organismos dos que protestam, com o risco de parecer tomar partido por estes contra aquele e legitimar politicamente o seu protesto”.

Para além deste argumento, Vital Moreira reforça a sua oposição ao encontro agendado para a próxima semana criticando as ordens profissionais que, segundo o próprio, “não são parte legítima para se envolverem em lutas profissionais, nomeadamente instigando e apoiando a convocação de greves”.

Nesse sentido, ao receber as ordens profissionais, diz o antigo eurodeputado socialista, Marcelo Rebelo de Sousa “está implicitamente a coonestar a sua atividade ilegal, quando o Governo já veio equacionar publicamente a necessidade de pôr fim a esses abusos”.

Referindo-se, particularmente, à Ordem dos Enfermeiros, cuja bastonária é Ana Rita Cavaco, que tem sido uma das vozes mais ativas no que diz respeito à greve dos enfermeiros, prevista para o período entre o dias 11 a 15 de setembro, Vital Moreira é assertivo, considerando que esta ordem “há muito que passou das marcas”.

No final do mês de agosto, o Sindicato dos Enfermeiros entregou um pré-aviso de greve nacional para as datas referidas em cima. Em causa, está a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, bem como o devido aumento salarial e aplicação das 35 horas de trabalho semanais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório