Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Alimentos em fim de validade devem ser vendidos em espaços próprios

Todos os anos, um milhão de toneladas de alimentos vão parar ao lixo.

Alimentos em fim de validade devem ser vendidos em espaços próprios
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/09/17 por Goreti Pera

País Desperdício

Está em fase de consulta pública a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar, desenvolvido pela comissão nacional homónima, e que tem como objetivo último acabar com o desperdício de alimentos.

Do documento constam 14 medidas, que passam por ações de promoção de boas práticas e por uma maior orientação para a segurança alimentar, abrangendo ainda a publicação de estatísticas sobre desperdício alimentar.

Mas há, entre as sugestões consideradas no documento, uma que se destaca: “promover locais específicos para venda de produtos em risco de desperdício”, uma forma de “garantir que bens alimentares próximos da data limite de validade tenham um circuito comercial que assegure o seu consumo”.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), mentora da iniciativa, tenciona que a falta de informação não seja um impeditivo para a compra de produtos em fim de vida e quer que todos os clientes possam aceder a eles com a mesma facilidade.

Alguns hipermercados que já adotaram esta medida – que não é obrigatória –, com vista ao escoamento de alimentos que teriam como destino o lixo. Note-se que, todos os anos, é desperdiçado em Portugal um milhão de toneladas de alimentos, sendo que a maior fatia (32%) deriva da atividade agropecuária e piscatória.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório