Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PCP culpa EUA por "criminosa escalada de confrontação"

O secretário-geral do PCP acusou hoje o imperialismo dos EUA de ser "responsável por uma criminosa escalada de confrontação" que pode levar a humanidade à catástrofe, apelando à urgência de fortalecer a paz e abolir as armas nucleares.

PCP culpa EUA por "criminosa escalada de confrontação"
Notícias ao Minuto

21:44 - 03/09/17 por Lusa

País Jerónimo de Sousa

No discurso de encerramento da 41.ª Festa do Avante!, que hoje termina no Seixal, distrito de Setúbal, Jerónimo de Sousa não esqueceu as questões internacionais porque o "mundo vive tempos conturbados e perigosos".

"O imperialismo, nomeadamente o imperialismo norte-americano, é responsável por uma criminosa escalada de confrontação que, a não ser travada, conduzirá a Humanidade à catástrofe", alertou.

Na opinião do secretário-geral do PCP, "nunca terá sido tão importante, como o é hoje, ampliar e fortalecer a luta pela paz e pelo desarmamento - a começar pela não proliferação e abolição das armas nucleares".

O líder comunista quer ainda uma batalha "pelo cumprimento dos princípios da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, pelo respeito do direito à auto-determinação e da soberania dos povos".

"Por todos os continentes, o imperialismo, nomeadamente o imperialismo norte-americano, aumenta as suas ameaças e ação agressivas contra todo e qualquer país e povo que resista perante os seus intentos de domínio político e económico e ouse afirmar e defender a sua independência e soberania, o seu direito ao desenvolvimento", referiu.

Os Estados Unidos, a NATO, as grandes potências da União Europeia e os seus aliados são, de acordo com Jerónimo de Sousa, os "responsáveis por uma colossal corrida aos armamentos, incluindo o aperfeiçoamento de armas nucleares e a instalação de sistemas anti-míssil à escala global".

"São responsáveis pela militarização das relações internacionais, o uso da chantagem nuclear, a criação de sucessivos e constantes focos de tensão, o desrespeito da legalidade internacional", acusou ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório