Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Por "sociedade livre", petição quer travar retirada de 'blocos polémicos'

Petição conta com mais de duas dezenas de assinaturas.

Por "sociedade livre", petição quer travar retirada de 'blocos polémicos'
Notícias ao Minuto

15:09 - 30/08/17 por Andrea Pinto

País Petição

É um pedido enviado às livrarias, aos hipermercados,  alfarrabistas, às bibliotecas e aos demais postos de venda de livros, à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e à Porto Editora, e que se refere aqueles que são os mais polémicos livros da atualidade: os 'Blocos de Exercício para Rapazes e Meninas' da Porto Editora.

Trata-se de uma petição pública, criada na passada sexta-feira (dia 25), e que enaltece que "o gosto e o critério são livres numa sociedade livre, aberta e democrática".

"Porque em Portugal a censura é proibida pela Constituição e pelas leis, porque o fruto proibido é o mais apetecido, porque a recente proibição pelo Governo português dos Blocos em referência, acatada pela editora, tornou os dois livros, além de cadernos para crianças, num objeto de coleção. Porque sim", pode ler-se na descrição da petição que foi hoje partilhada por José Ribeiro e Castro na sua página de Facebook.

A petição vai ganhando visibilidade precisamente no dia em que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género tornou público o seu parecer sobre os dois livros, considerando que existe de facto uma diferenciação de sexos nos dois Blocos e pede à Porto Editora que proceda a alterações e emita um só Bloco de Exercícios para todos.

Porém, a petição em causa quer que os livros "sejam mantidos disponíveis ao público, para compra, consulta ou para registo fotográfico icónico".

Até ao momento conta com mais de 200 assinaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório