Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alheamento e democracia: O recado de Cavaco Silva para os mais jovens

No âmbito da 15.ª Universidade de Verão do PSD, Cavaco Silva espera que a iniciativa do partido "estimule a participação de mais jovens na vida política"

Alheamento e democracia: O recado de Cavaco Silva para os mais jovens
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/08/17 por Noticias ao Minuto

País PSD

A 15.ª Universidade de Verão do PSD, iniciativa de formação de jovens que marca a 'rentrée' política do partido, arrancou esta segunda-feira em Castelo de Vide, Portalegre.

Cavaco Silva, excecionalmente de regresso à intervenção pública a propósito desta iniciativa, mostra-se preocupado com o “grande alheamento e os baixos níveis de conhecimento político por parte dos jovens”. O ex-Presidente da República promoveu dois inquéritos sobre a atividade cívica e política, o primeiro em 2008 e o segundo em 2015, e verificou, inclusive, um agravamento do primeiro para o segundo. No entanto, defende, “este não é um fenómeno específico de Portugal”.

Na opinião do ex-chefe de Estado, “os jovens são os governantes, autarcas, deputados e dirigentes políticos de amanhã”. Por isso, “o alheamento prejudica a estabilidade do nosso sistema democrático. É positivo que mais jovens se interessem pela vida cívica e política, sem que isso prejudique os seus estudos para o exercício de uma atividade profissional”.

Cavaco Silva aproveitou ainda a oportunidade para congratular a iniciativa do Partido Social Democrata, esperando que a 15.ª Universidade de Verão “estimule a participação de mais jovens na vida política”. Este foi mesmo o motivo que fez com que o ex-presidente da República abrisse uma exceção e fizesse uma intervenção já que, segundo o ele, “pretendia evitar a participação em eventos de conotação política ou partidária”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório