Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Sócrates conhece prazo. Vem com "dois anos e tal de atraso", diz advogado

José Sócrates poderá conhecer o despacho final no dia 20 de novembro.

Sócrates conhece prazo. Vem com "dois anos e tal de atraso", diz advogado
Notícias ao Minuto

22:04 - 29/08/17 por Pedro Filipe Pina

País João Araújo

O antigo primeiro-ministro tem um novo prazo a ter em conta: o próximo dia 20 de novembro.

A última carta rogatória do processo Operação Marquês deu entrada no passado dia 22 de agosto e é a partir desta data que o DCIAP tem um prazo de 90 dias para realizar um despacho final.

Foi em abril deste ano que a Procuradoria-Geral da República explicou que o processo estava dependente de cartas rogatórias, um procedimento considerado “imprescindível ao apuramento dos factos". 

João Araújo, advogado de José Sócrates, reagiu na antena da TVI ao desenvolvimento mais recente do caso.

A lei é que marca prazos não é a senhora procuradora-geral. Esse prazo foi no dia 19 de outubro de 2015. Mesmo que, por hipótese, o encerramento se desse no dia 20 de novembro, mesmo assim vinha com dois anos e tal de atraso”, atirou com alguma ironia.

João Araújo fala em “escândalo” e “vergonha” e volta a afirmar que não há provas que justifiquem a acusação ao antigo governante.

“Ao fim desta trapalhada toda, destes anos, destas 40 mil folhas de processo, o Ministério Público não tem factos nem provas que permitam acusar o eng. José Sócrates”, disse ainda.

Este prazo de 20 de novembro, curiosamente, quase coincide com a data de detenção de José Sócrates, há três anos. Sócrates, recorde-se, foi detido numa sexta-feira, após aterrar em Lisboa, a 21 de novembro de 2014.

Já o processo Operação Marquês começou ainda em 2013. Sócrates está a ser investigado por suspeita de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório