Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Refeições de bombeiros: Há queixas, inquérito aberto e críticas da LBP

Queixas sobre alimentação dada a bombeiros que combatem fogos já levou a abertura de inquérito, um que deverá estar concluído até 30 de setembro.

Refeições de bombeiros: Há queixas, inquérito aberto e críticas da LBP
Notícias ao Minuto

19:32 - 29/08/17 por Pedro Filipe Pina

País Marta Soares

Foi aberto um inquérito, por ordem do secretário de Estado da Administração Interna, sobre as condições de fornecimento de refeições aos bombeiros que têm participado nas operações de combate aos fogos.

Em causa estão queixas que têm vindo a público sobre os alimentos fornecidos. O tema, aliás, foi referido já esta terça-feira num briefing da Proteção Civil, com o comandante operacional da Proteção Civil a defender que não fazem sentido os constantes apelos para fornecimento de alimentação e água aos bombeiros, já que está "claramente definido" o valor das refeições.

Em comunicado enviado às redações, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta que seja a Proteção Civil a “conduzir o inquérito já que, sem sombra para dúvida, vai ser juiz em causa própria, dado que lhe cabe coordenar todas as operações, logo, a própria logística”.

Num texto assinado pelo dirigente da organização, Jaime Marta Soares, a LBP faz saber ainda que considera “justas” as “queixas de deficiências na alimentação dos bombeiros que se encontravam no combate aos incêndios florestais”.

Diz ainda a LBP que, na reação ao caso, “propôs à Secretaria de Estado da Administração Interna (SEAI) uma reunião no terreno com todos os responsáveis (Bombeiros, Municípios, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), SEAI e outras entidades) para que se apurassem as falhas, os responsáveis e se corrigissem os erros”. Em causa, justifica, está a necessidade de, “com celeridade, apurar as queixas sobre a qualidade, quantidade e distribuição das refeições aos bombeiros que combatiam os incêndios”.

A LBP entende ainda que as autoridades da Proteção Civil não podem “como se diz em gíria, ‘sacudir a água do capote’, ao tentar distanciar-se do problema e do papel que lhe cabe”. O próprio Marta Soares, como demos hoje conta, já tinha manifestado posição semelhante esta terça-feira na antena da RTP3.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório