Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Investigadores nacionais desenvolvem tecnologia para cirurgia da catarata

A Universidade de Coimbra foi palco da criação de um novo dispositivo que promete revolucionar a cirurgia às cataratas.

Investigadores nacionais desenvolvem tecnologia para cirurgia da catarata
Notícias ao Minuto

15:57 - 29/08/17 por Noticias ao Minuto

País Coimbra

Na Universidade de Coimbra, uma equipa de investigadores do Instituto de Telecomunicações e do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi pioneira no desenvolvimento de um dispositivo médico inovador que poderá revolucionar a cirurgia da catarata.

O aparecimento de cataratas tem como consequência a diminuição de capacidade visual e este novo dispositivo tem como objetivo apoiar o diagnóstico desta doença ocular que tem uma incidência cada vez maior na população portuguesa.

Esta nova tecnologia permitirá não só detetar precocemente as cataratas, como também avaliar a extensão dos seus danos. Simultaneamente, o dispositivo terá também impacto nas complicações pós-operatório que poderão ser minimizadas. 

"Das experiências realizadas in vitro em cristalinos de suíno e in vivo em olhos de rato, com diferentes tipos de cataratas, verificou-se uma taxa de sucesso de 99,7% na caracterização automática e na estimação da sua dureza", destaca o comunicado enviado às redações, acrescentando que "a equipa está, agora, à procura de parceiros para comercialização do dispositivo".

Saliente-se que a catarata é uma doença ocular associada, essencialmente, ao envelhecimento e que se caracteriza pelo desenvolvimento de opacidade do cristalino do olho, podendo provocar a perda de visão. A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2020, a doença possa afetar 40 milhões de pessoas em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório