Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Transportes Urbanos de Coimbra admitem perturbações do serviço na terça

A administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) informou hoje que o serviço poderá ser afetado na terça-feira, devido à realização de um plenário de trabalhadores.

Transportes Urbanos de Coimbra admitem perturbações do serviço na terça
Notícias ao Minuto

19:35 - 26/08/17 por Lusa

País Plenário

A Comissão de Trabalhadores dos SMTUC marcou o plenário para as 16:00 de segunda-feira, podendo as linhas da rede de transportes públicos da cidade "sofrer eventuais perturbações", segundo um aviso da empresa divulgado pelo Gabinete de Protocolo e Comunicação da Câmara Municipal, liderada pelo socialista Manuel Machado, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

"Embora alheios ao facto, envidaremos todos os esforços no sentido de assegurar a melhor oferta de transportes com os meios disponíveis, apresentando desculpas pelos incómodos que, eventualmente, se venham a verificar", acrescenta a nota.

Na terça-feira, uma comissão de greve nomeada pelos trabalhadores SMTUC decidiu realizar, em 30 de setembro e 01 de outubro, dia das eleições autárquicas, uma greve de 48 horas a todo o trabalho extraordinário e dias de folga.

Os trabalhadores vão ainda realizar assembleias na praça 8 de Maio, junto aos Paços do Concelho de Coimbra, em todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 01 e 29 de setembro.

Exigem uma carreira específica, com uma "tabela salarial própria e sistema de avaliação próprio", segundo Sancho Antunes, secretário da Comissão de Trabalhadores.

Há oito anos, os motoristas foram colocados na carreira de assistente operacional, no primeiro escalão da função pública, com um ordenado de início de carreira de 535 euros.

"Entram a ganhar o ordenado mínimo e desempenham as mesmas funções" dos outros trabalhadores, disse Sancho Antunes à Lusa, na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório