Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Polémica com Chico Buarque é política, uma rasteira a um grande cantor"

As acusações de machismo dirigidas a uma canção de Chico Buarque não colhem junto de Francisco Louçã, que apelida esta polémica de “politicamente orientada”, no seu espaço de cometário da SIC Notícias.

"Polémica com Chico Buarque é política, uma rasteira a um grande cantor"
Notícias ao Minuto

22:59 - 25/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Francisco Louçã

A música de Chico Buarque tem sido notícia nos últimos dias, não pelo lançamento de um novo álbum, mas antes pelas acusações de incongruência entre a mensagem das suas letras e o seu discurso. Francisco Louçã, a comentar o tema no seu espaço semanal na SIC Notícias, acredita que existem motivações políticas por detrás das acusações.

“A polémica surge por motivo político. Uma vingança em relação ao papel muito destacado que Chico Buarque - talvez o compositor ou cantor brasileiro de maior relevo da sua geração no Brasil - esteve contra o golpe de Estado que derrubou Dilma Rousseff e contra as manobras que permitiram o acesso ao poder de Temer, atual presidente”, explicou o antigo líder do Bloco de Esquerda.

Em causa o primeiro single do novo álbum ‘Caravanas’, intitulado ‘A Tua Cantiga’. Em particular os seguintes versos: “Quando teu coração suplicar/ Ou quando teu capricho exigir/ Largo mulher e filhos/ E de joelhos vou te seguir”. O coro de críticas que se criou alegava um certo machismo e uma espécie de submissão do papel da mulher ou do homem na relação.

“Acusar esta canção de machismo parece superficial, uma pura rasteira. A arte é isso, a liberdade de exprimir um sentimento, uma emoção. O que faz dele um dos gigantes da música popular é talvez essa representação tão profunda das emoções em todos os seus detalhes e toda a sua vibração”, sublinhou Louçã.

“Esta polémica é politicamente orientada, pouco importante, uma pequena rasteira contra um grande cantor”, sublinhou, acrescentando que, ainda assim, “talvez nos ajude a ouvi-lo melhor”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório