Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ministério Público conclui peritagem a árvore e levanta interdição

O Ministério Público concluiu hoje a peritagem à árvore que tombou no dia 15 de agosto na Madeira, causando a morte a 13 pessoas, e levantou a interdição de acesso ao local, no Largo da Fonte, no Monte.

Ministério Público conclui peritagem a árvore e levanta interdição
Notícias ao Minuto

18:33 - 23/08/17 por Lusa

País Madeira

"No âmbito do inquérito onde se investigam as circunstâncias da queda de uma árvore no Funchal que causou mais de uma dezena de vítimas mortais e cerca de cinco dezenas de feridos, decorreram, hoje, trabalhos de peritagem", refere uma nota divulgada hoje pela instituição.

Os trabalhos de peritagem foram levados a cabo por um cientista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) "com especiais conhecimentos na área da fitossanidade e segurança de árvores, selecionado e nomeado perito para o efeito pelo Ministério Público".

"Salvaguardada que foi a recolha de prova no local, o Ministério Público entende já não se verificarem os fundamentos para as restrições de acesso que havia determinado, pelo que decidiu levantar as mesmas", lê-se na nota.

As diligências de recolha das demais provas prosseguem com a coadjuvação da Polícia Judiciária, acrescenta.

Um carvalho de grande porte e com duas centenas de anos caiu no Largo da Fonte no dia 15 de agosto durante as celebrações da Nossa Senhora do Monte [Assunção de Nossa Senhora] sobre pessoas que aguardavam pela passagem da procissão.

A queda causou 13 mortos (dois dos quais estrangeiros, de nacionalidades francesa e húngara) e 49 feridos, cinco dos quais encontram-se ainda no hospital em "estado estável", segundo informação do Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório