Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Porto Editora reagiu à polémica com livros e suspendeu a sua venda

Em causa estão dois livros de atividades, um dirigido aos rapazes e outro dirigido às meninas.

Porto Editora reagiu à polémica com livros e suspendeu a sua venda
Notícias ao Minuto

18:13 - 23/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Comunicado

Os livros de exercícios da Porto Editora, que contam com uma versão para meninos e outra para meninas, estão na ordem do dia uma vez que apresentam exercícios que têm graus de dificuldade diferentes, sendo os das meninas mais fáceis do que os dos meninos.

Mas isto não é tudo. Os exemplos apresentados nos livros são também motivo de crítica pois fomentam uma desigualdade social naquele que deve ser o papel social de mulheres e homens na sociedade: as meninas são retratadas a ajudar a mãe em lides domésticas, enquanto para os meninos estão guardadas as atividades ligadas ao campo e à ciência.

A polémica já chegou, inclusive, aos ‘ouvidos’ do Governo o que levou a Porto Editora a comentar o caso, garantindo que “acolhe” a proposta da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género para “trabalhar em conjunto com as autoras dos blocos de atividades que originaram a polémica, no sentido de rever os exercícios que possam ser considerados discriminatórios ou desadequados”.

Neste sentido, a editora assegura que já “suspendeu a venda destes livros e vai transmitir às livrarias e demais pontos de venda essa indicação”.

“A Porto Editora reafirma que as edições em causa não foram trabalhadas sob qualquer perspetiva discriminatória ou preconceituosa, a qual é absolutamente contrária aos valores que norteiam a sua atividade editorial desde sempre”, remata o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório