Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Enfermeiros dos blocos de parto novamente em greve amanhã

Enfermeiros prosseguem com os protestos.

Enfermeiros dos blocos de parto novamente em greve amanhã
Notícias ao Minuto

14:55 - 23/08/17 por Andrea Pinto com Patrícia Martins Carvalho

País Protestos

Movimento dos enfermeiros especialistas anuncia o regresso ao protesto nos blocos de parto a partir das 8h00 de amanhã, quinta-feira dia 24 de agosto, avança a RTP3.

Recorde-se que estes profissionais já tinham estado em paralisação no mês passado, como forma de contestação pelos seus salários.

Estes querem ser pagos pelas funções de especialista que exercem e não estão dispostos a esperar pela concretização da promessa do ministro da Saúde de pagar esta diferenciação a partir de 2018.

Bruno Reis, porta-voz do movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, explicou à RTP3 que “há uma falha de compromisso político e de uma resposta que foi solicitada na passada quarta-feira”.

“Passada uma semana, essa resposta não veio e os enfermeiros informaram na segunda-feira que se hoje não houvesse essa resposta política retomariam a suspensão de funções de cuidados especializados”, continuou.

Nesta senda, Bruno Reis avisou que “desta vez [a suspensão de funções] vai acontecer nos hospitais todos de uma só vez”.

“Não haverá enfermeiros especialistas para prestar apoio. Os enfermeiros estão cansados de assistirem noutros palcos com outros intervenientes a soluções e resoluções rápidas, a carreiras a serem definidas rapidamente e a acordos coletivos de trabalho a serem assinados rapidamente. Os enfermeiros sentem que continuam a ser renegados para segunda escolha”, apontou, rematando com o apelo para que “se dignifique a enfermagem e se respeite os enfermeiros”.

Recorde-se que a Ordem recomenda a presença de um enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia para duas grávidas em trabalho de parto estacionário e um enfermeiro para uma grávida em trabalho de parto ativo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório