Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Lei pós-Galpgate já obrigou Costa a entregar 25 presentes acima de 150€

Depois do escândalo com os presentes da Galp durante o Euro 2016, código de conduta impede membros do Governo de ficar com presentes superiores a 150 euros.

Lei pós-Galpgate já obrigou Costa a entregar 25 presentes acima de 150€
Notícias ao Minuto

23:32 - 22/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Primeiro-ministro

Só num ano, o gabinete de António Costa entregou 25 presentes para serem guardados no cofre da Presidência do Conselho de Ministros, adianta a SIC. Estas ofertas são acima do valor estipulado no novo código de conduta criado após o caso da oferta das viagens pagas pela Galp no Euro 2016.

Este novo código estabelece que “todos os membros” do Governo, assessores e adjuntos, têm que aceitar em nome do Estado ofertas acima de 150 euros, ou seja, são entregues para constar em lista de acesso público.

Este novo procedimento foi criado por forma a evitar possíveis conflitos de interesse. Os objetos entregues serão, numa altura posterior, expostos ou doados, caso tenham utilidade.

A estação de Carnaxide explica que, entre esses 25 presentes entregues pelo primeiro-ministro, estão a sete ofertas feitas pela China na sua deslocação àquele país: um serviço de chá, um drone, um telemóvel da Huawei e quatro peças decorativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório