Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Fogos em Viana, Viseu e Vila Real são os que mobilizam mais meios

No briefing desta tarde de terça-feira, Patrícia Gaspar fez um novo balanço sobre os fogos e deu conta de que nos próximos dias as temperaturas vão descer, permitindo baixar o risco de incêndio de vermelho para laranja.

Fogos em Viana, Viseu e Vila Real são os que mobilizam mais meios
Notícias ao Minuto

19:02 - 22/08/17 por Ana Lemos

País Proteção Civil

Os incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Viseu e Vila Real são os que, neste momento, mobilizam mais meios no teatro das operações, de acordo com Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

"Desde a meia noite [desta terça-feira], registámos 137 ocorrências, destas apenas sete não foram já extintas, e dessas apenas três assumem alguma expressão mais significativa, em concreto o incêndio em Arcos de Valdevez, em Viana do Castelo, o incêndio em Cinfães, distrito de Viseu, e o incêndio em Sabrosa, no distrito de Vila Real", referiu Patrícia Gaspar.

De acordo com a responsável da ANPC, no que diz respeito a “meios de reforço em território nacional", da vizinha Espanha "resta apenas o contingente da unidade militar de emergência, que está previsto partir amanhã (quarta-feira) para Espanha".

Além disso, "temos três helicópteros Super Puma da Suíça a atuar no incêndio em Viseu, Cinfães. Temos 17 grupos dos corpos de bombeiros empenhados nos diversos teatros de operações e outros grupos pré-posicionados, temos cinco máquinas de arrasto e diversos pelotões de apoio ao rescaldo e vigilância".

Patrícia Gaspar destacou ainda, neste briefing dos incêndios, que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para "uma ligeira descida das temperaturas, sobretudo a partir de quinta-feira (dia 24), o vento soprará moderado a forte", e será mantido o "risco de incêndio máximo e muito elevado no Interior, com tendência para desagravar nas regiões do Litoral".

"Em função desta atualização [das temperaturas] passaremos todo o país de alerta vermelho para alerta laranja, a partir da meia noite desta quinta-feira", anunciou.

De referir ainda, que "não há dados atualizados sobre o número de feridos, mantendo-se 90 assistidos, 136 feridos, 128 ligeiros e oito graves", afirmou a responsável da ANPC citando dados do INEM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório