Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Por fim, incêndios a dar tréguas. Fogos de Braga e Melgaço dominados

Proteção Civil destaca descida no número de incêndios rurais na última semana.

Por fim, incêndios a dar tréguas. Fogos de Braga e Melgaço dominados
Notícias ao Minuto

12:45 - 22/08/17 por Notícias Ao Minuto

País ANPC

Os incêndios em Braga e Melgaço já foram dados como dominados, de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil. Também o incêndio da Covilhã já tinha sido dado como dominado durante a madrugada desta terça-feira.

No briefing semanal do comandante nacional da Proteção Civil com a comunicação social, Rui Esteves destacou que na última semana houve "um decréscimo no número de incêndios rurais", o que contribuiu para que o panorama a nível nacional tenha registado uma melhoria significativa.

Em jeito de balanço a ANPC adiantou que na última semana verificaram-se 1.276 incêndios, apoiados por 37.914 operacionais, 10.087 veículos e 678 meios aéreos. O Porto foi o distrito onde se registaram mais ocorrências entre os dias 15 e 21 de agosto.

Os incêndios de Mação, Vila de Rei e Gavião estão entre os que registaram maior área ardida.

Número de detidos por fogo posto quase duplicou face a 2016

As forças de segurança (Guarda Nacional Republicana e Polícia Judiciária) detiveram até segunda-feira 102 pessoas suspeitas de terem ateado incêndios florestais, quase o dobro dos detidos em período homólogo de 2016, disse ainda Rui Esteves. No ano passado foram detidas 53 pessoas.

O responsável da ANPC avançou também que, de 1 de janeiro até ao dia de hoje, foram contabilizadas 11.537 ocorrências de fogo florestal, devido às quais arderam 166 mil hectares de floresta, mais 48 mil hectares ardidos que em igual período do ano passado.

Também comparativamente, este ano já deflagraram mais 3.500 ocorrências do que no ano de 2016 (8.045), sendo que o ano passado, em período homólogo, tinham ardido 117 mil hectares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório