Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Agentes de condução da Metro do Porto em greve durante corrida Red Bull

Os agentes de condução da Metro do Porto vão realizar uma greve no primeiro fim de semana de setembro, quando se realizará a Red Bull sobre o rio Douro, disse hoje à Lusa fonte do sindicato dos Maquinistas.

Agentes de condução da Metro do Porto em greve durante corrida Red Bull
Notícias ao Minuto

13:35 - 21/08/17 por Lusa

País Protestos

"O pré-aviso de greve já foi entregue para as 12:00 do dia 01 até às 12:00 do dia 04" de setembro, disse o dirigente sindical Rui Pedro Pinto, acrescentando que os agentes de condução reivindicam mais efetivos para assegurar toda a operação da Metro do Porto, bem como "ver salvaguardadas algumas condições de trabalho" no âmbito do novo operador que vencer o concurso público para a concessão da empresa.

Segundo Rui Pedro Pinto, os 207 operadores de condução afetos à Prometro (empresa responsável pela operação) são insuficientes para garantir os serviços, designadamente para as operações especiais que a Metro promove quando há eventos na cidade.

"Seriam necessários mais 20 ou 30 agentes", disse.

Os trabalhadores reivindicam também melhores condições de trabalho, queixando-se de constantes falhas do ar condicionado nos veículos, por exemplo, referiu.

Os agentes de condução pretendem também que lhes seja atribuída a categoria profissional de maquinista.

O dirigente sindical disse ainda que foi pedida uma reunião "tripartida" à Metro do Porto e à Prometro para debater estas questões, tendo a empresa com a concessão da operação manifestado apenas na sexta-feira disponibilidade para se reunir.

A data da greve coincide com o fim de semana em que o Porto recebe mais uma etapa da Red Bull Air Race, que decorrerá sobre o rio Douro, entre as pontes da Arrábida e Luiz I.

O público pode acompanhar a ação destes aviões de acrobacia nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia, em áreas de acesso livre onde serão montados ecrãs gigantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório