Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vento seco e mais calor. "Confirma-se o pior cenário" para combater fogos

Apenas três distritos do país - Évora, Setúbal e Lisboa - não se encontram em estado de alerta.

Vento seco e mais calor. "Confirma-se o pior cenário" para combater fogos
Notícias ao Minuto

09:25 - 19/08/17 por Pedro Filipe Pina

País Proteção Civil

Patrícia Gaspar já deu o primeiro briefing deste sábado, numa altura em que a época de incêndios prossegue.

Adiantou a porta-voz da Proteção Civil que “durante o dia de ontem o país registou um total de 125 ocorrências de incêndios florestais, um número ainda assim mais baixo do que aquele que temos vindo a registar nos últimos dias”.

A estas ocorrências de ontem juntam-se mais 23 ocorrências de incêndios florestais já este sábado (desde a meia-noite). Em curso, há duas situações em particular a dar mais trabalho às autoridades: Mação e Gavião, onde o plano municipal de emergência de Proteção Civil já foi acionado.

“Temos todos os meios concentrados nestas duas ocorrências e estamos agora a fazer a distribuição dos meios aéreos”, adiantaram as autoridades.

Patrícia Gaspar recordou ainda que há três helicópteros Super Puma vindos da Suíça que se juntam amanhã a outros meios aéreos que disponíveis para o combate aos incêndios.

No que às condições climatéricas diz respeito, “confirma-se o pior cenário” em termos de fogos: “um aumento significativo das temperaturas”, sobretudo nas regiões do Interior Norte e Centro, bem como “vento seco”, além de “índices de humidade relativa do ar muito baixos, a perder inclusive aquela que é a capacidade de recuperação noturna”.

“Em função disto, ontem ao final do dia foi então decidido alterar o estado de alerta especial e, neste momento, temos todos os distritos do país em alerta vermelho, à exceção de Évora, Lisboa e Setúbal”, realçou Patrícia Gaspar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório