Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Incêndios em Mação e Belver são os que geram maior preocupação

Patrícia Gaspar referiu que estes dois incêndios ainda não estão controlados. Desde a meia noite, registaram-se 21 incêndios florestais.

Incêndios em Mação e Belver são os que geram maior preocupação
Notícias ao Minuto

09:35 - 18/08/17 por Pedro Bastos Reis

País Fogo

Os incêndios que deflagram, neste momento, em Belver, no concelho do Gavião, e em Mação são os que estão a gerar maior preocupação à Proteção Civil.

No habitual briefing, a partir da sede de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a adjunta nacional Patrícia Gaspar alertou para o facto de estes dois incêndios ainda não estarem controlados, pelo que as próximas horas de combate às chamas vão ser decisivas.

Segundo a Proteção Civil, desde a meia-noite que há registo de 21 ocorrências de incêndios florestais, tendo sido todos dominados, à exceção dos acima referidos.

O incêndio em Mação está a ser combatido por 839 operacionais, apoiados por 253 meios terrestres e nove meios aéreos. Por seu lado, o combate às chamas em Belver é feito por 232 operacionais, apoiados por 72 meios terrestres.

Esta quinta-feira, mantém-se o aviso laranja de incêndio. Já para o próximo fim-de-semana, Patrícia Gaspar alerta para a situação “complexa” no país, devido às condições meteorológicas previstas. Alguns distritos do país podem mesmo chegar aos 40 graus.

A adjunta nacional da ANPC falou ainda sobre o facto de o Governo ter declarado o estado de calamidade pública. Nesse sentido, considera que ainda é cedo para “especular” sobre as medidas concretas que terão de ser postas em prática, uma vez que “cada caso é um caso”. No entanto, entre as medidas previstas, poderão ser mobilizados recursos públicos e privados, bem como a requisição de pessoal civil ou o acesso a maquinaria e a equipamento especifico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório