Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"É prematuro estarmos a falar de quem são os culpados"

Pedro Ramos, secretário regional da Saúde da Madeira, afirma que não foi feito qualquer "pedido à Proteção Civil" por parte do município do Funchal relativo a árvores que pudessem estar em risco de cair no local das Festas da Senhora do Monte.

"É prematuro estarmos a falar de quem são os culpados"
Notícias ao Minuto

17:41 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

País Pedro Ramos

Um dia depois da queda de um carvalho durante a Festa da Senhora do Monte que provocou a morte a 13 pessoas e feriu outras 49, Pedro Ramos, secretário regional da Saúde, afirmou à SIC Notícias que cabia à Câmara Municipal do Funchal alertar para o risco de queda daquela ou de outras árvores.

"Não foi feito nenhum pedido à Proteção Civil", começou por dizer Pedro Ramos, acrescentando que "a responsabilidade em primeiro lugar é dos municípios e numa fase posterior, e se exceder a capacidade de resolução do municípios, a Proteção Civil regional colaborará com os recursos adicionais".

O secretário regional da Saúde relembrou que a "prevenção" por parte da Proteção Civil "só poderá ser iniciada se houver alguma informação de que alguma situação não se encontre com a maior das seguranças na Madeira". Não foi esse o caso na Festa da Senhora do Monte.

Segundo Pedro Ramos, a Proteção Civil não estaria par do risco de queda do carvalho ou de outras árvores no largo da Fonte, onde se celebrou a festa. "Não temos conhecimento de outros pontos negros na ilha nestas situações", adiantou ainda o responsável, que recusou atribuir culpas para já. "É prematuro estarmos a falar de quem são os culpados. Vamos esperar pela análise dos técnicos especialistas e do relatório do Ministério Público".

A fechar, Pedro Ramos referiu que já estão identificadas todas as vítimas mortais e os feridos e que será prestado apoio psicológico aos familiares das vítimas desta tragédia "durante o tempo que for necessário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório