Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Em Alcongosta, no Fundão, as chamas não deram tempo "nem para rezar"

Na aldeia de Alcongosta, no concelho do Fundão, os habitantes andaram "noite e dia" de coração nas mãos, por causa de um fogo que foi e voltou, não dando sequer tempo para rezar.

Em Alcongosta, no Fundão, as chamas não deram tempo "nem para rezar"
Notícias ao Minuto

23:46 - 15/08/17 por Lusa

País Reportagem

"Não tive tempo, nem para rezar", desabafa João Miguel, de 71 anos, sentado à porta da casa, onde as chamas ainda lamberam as paredes laterais.

O incêndio não deixou ninguém descansar, ameaçando a aldeia de Alcongosta desde segunda-feira.

"Tentei salvar o que tinha: foi agarrar na mangueira e regar tudo enquanto houve água", disse à agência Lusa João Miguel, com ar cansado e desalentado, que fala de um incêndio que provocou um "barulho ensurdecedor".

"Estou com o coração nas mãos", diz o habitante, enquanto os familiares convencem-no a ir para o centro da aldeia, por causa do fumo.

A alguns metros de João Miguel, Encarnação Rolão protege-se do fumo com um lenço. Está sentada, depois de horas a tentar defender a casa da filha.

"Chegou mesmo aqui", frisa, apontando para as traseiras da habitação.

Encarnação fala de "uma tristeza", que não sabe quando acaba.

Já o presidente da junta de freguesia de Alcongosta, Miguel Baptista, acredita que, depois do dia de hoje, as chamas já não voltam com a mesma intensidade, "porque ardeu tudo o que tinha para arder".

Na aldeia, "fez-se tudo o que se conseguiu e protegeram-se as casas", conta, garantindo que no perímetro da aldeia a Serra da Gardunha estava limpa.

"Já vi outros fogos, mas nunca um tão violento como o de hoje", sublinha Joaquim Fortunato, de 71 anos, que diz que "a noite foi igual ao dia: sempre com muito medo do pior".

Do cimo da aldeia de Alcongosta, onde o fogo chegou perto das casas, não se vê nada em redor - apenas fumo.

O presidente da Câmara, Paulo Fernandes, viu hoje um descontrolo das chamas que já tinha constatado na segunda-feira ao final do dia, classificando por diversas vezes a situação como "dramática" e apelando constantemente a um reforço de meios.

"É um inferno", vinca.

De acordo com o autarca, as chamas progridem em Vale de Prazeres e em direção ao Alcaide, havendo também uma frente descontrolada em direção, novamente, à sede de freguesia de Souto da Casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório