Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cafôfo: "Assumo todas responsabilidades que tiver que assumir"

O presidente da Câmara do Funchal diz, em entrevista à SIC Notícias, que está preparado “assumir todas responsabilidades que tiver que assumir”.

Cafôfo: "Assumo todas responsabilidades que tiver que assumir"
Notícias ao Minuto

23:30 - 15/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Funchal

Paulo Cafôfo, presidente da Câmara do Funchal, asseverou esta terça-feira, em entrevista à antena da SIC Notícias, que está preparado para “assumir todas responsabilidades que tiver que assumir”. O autarca reiterou que o carvalho que caiu esta terça-feira no Largo da Fonte, tirando a vida a, pelo menos, 13 pessoas, não estava sinalizado por nenhuma entidade ou cidadão.

Confrontado com um ofício datado de 5 de julho, onde era pedido “o corte/poda dos plátanos existentes desde o Largo da Fonte até ao Largo das Babosas”, Cafôfo admitiu que é verdadeiro mas que os “plátanos não têm nada a ver com a tragédia que aconteceu no Monte”.

Cafôfo voltou a referir que era um carvalho que “aparentava boa saúde, até pela copa verde que tinha” e que os “técnicos têm feito intervenções sistemáticas”. “Há um histórico há anos de queda de galhos de plátanos, nunca houve referência a outras árvores”, acrescentou.

Anteriormente, Paulo Cafôfo já tinha feito menção ao facto do carvalho acidentado se situar num terreno que pertencia à paróquia, sendo acusado de ignorar um terreno de acesso público. “Nós não estamos aqui para atribuir culpas seja a quem for, precisamos de averiguar o que se passou. Amanhã de manhã uma professora do Instituto Superior de Agronomia e uma empresa especializada vão estar in loco a verificar esta árvore”, indicou.

Durante a tarde, a estação de Carnaxide ouviu o ex-diretor regional das florestas, Paulo Silva, que indicou que havia naquele tronco uma “notória mineralização”, ou seja, que não estava em boas condições. Instado a comentar, Paulo Cafôfo vinca a sua “confiança nos técnicos da autarquia e no trabalho que fazem relativamente ao estado das árvores”.

“Abatemos na freguesia do Monte, nos últimos tempos, 11 árvores que apresentavam sinais de perigo de queda”, informou, acrescentado que a fiscalização era sistemática.

Recorde-se que a queda de um carvalho no Largo da Fonte, freguesia do Monte, causou esta terça-feira 13 mortos, estando ainda hospitalizadas 16 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório