Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Discórdia entre Câmara e Junta. "Árvore nunca esteve sinalizada"

Cidadãos locais e autarquia dizem que árvore que caiu já estava sinalizada mas presidente da câmara do Funchal desmente.

Discórdia entre Câmara e Junta. "Árvore nunca esteve sinalizada"
Notícias ao Minuto

20:26 - 15/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Funchal

Paulo Cafôfo, presidente da câmara do Funchal, indicou esta tarde aos jornalistas que a árvore que caiu no Largo da Fonte, causando a morte a 13 pessoas, nunca esteve sinalizada como potencial risco para pessoas.

“Aquela árvore nunca esteve sinalizada como perigo de queda e nunca deu entrada nos serviços camarários qualquer queixa com vista à sua limpeza ou abate, por parte de instituições públicas, mormente da junta de freguesia do Monte, do proprietário do terreno, nem dos cidadãos”, disse o responsável em conferência de imprensa.

Esta informação é contrariada pela presidente da Junta de Freguesia do Monte, Idalina Silva, que indicou à agência Lusa que as àrvores no local não eram desbastadas "há muito tempo".

A autarca indicou à Lusa que foram apresentados pedidos de intervenção à Câmara Municipal do Funchal, atualmente liderada pela coligação Mudança (PS, BE, PTP, MPT e PAN), uma informação que já tinha sido avançada pelo Jornal da Madeira, onde até se incluem fotografias dos documentos oficiais.

O Jornal da Madeira explica, inclusive, que no “ofício com data de 5 de julho de 2017, a presidente da Junta, Idalina Silva, solicitou ‘o corte/poda dos plátanos existentes desde o Largo da Fonte até ao Largo das Babosas’, informando da queda de um galho de grande porte ocorrido a 1 de julho”. A resposta, da parte da vereadora Idalina Perestrelo, escrevia: “os plátanos no Largo da Fonte, caso se justifique, irão ser intervencionados oportunamente”.

As árvores de grande porte que se encontram no Largo da Fonte, onde se deu a tragédia, fazem parte do Parque Leite Monteiro, um terreno onde existem muitos plátanos mas também carvalhos, precisamente o tipo de árvore que caiu. Este carvalho, com 200 anos de idade, já estaria inclusive preso com um cabo de aço a outra árvore, para servir de suporte, segundo declarações de habitantes locais à imprensa. 

Paulo Cafôfo desmente e refere que "a árvore que caiu não estava amarrada a qualquer cabo". De acordo com o responsável, as árvores presas por um cabo são um plátano, um loureiro e um til, por ordem da anterior vereação, liderada por Miguel Albuquerque, e que "não foram afetados". Neste momento, não oferecem qualquer perigo, sustentou.

Recorde-se que Miguel Albuquerque, atual presidente do executivo insular, recusou-se a falar sobre atribuição de responsabilidades para já, dando prioridade ao apoio às famílias, mas sublinhado que "aquela área é uma área de administração municipal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório