Meteorologia

  • 21 MAIO 2018
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Há 10 incêndios ativos no país a ser combatidos por 1.600 bombeiros

A Proteção Civil conta, a esta hora, 10 incêndios ativos em território nacional. O combate às chamas está a ser feito por 1.600 operacionais e perto de 500 veículos. Situação preocupante em Santarém, Vila de Rei, Louriçal do Campo, Coimbra e Macedo de Cavaleiros.

Há 10 incêndios ativos no país a ser combatidos por 1.600 bombeiros
Notícias ao Minuto

09:14 - 14/08/17 por Goreti Pera

País Proteção Civil

Cerca de 1.618 operacionais e 492 meios terrestres estão a combater os 10 incêndios que, por esta hora, estão ativos em Portugal Continental e que preocupam a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Desde a meia-noite desta segunda-feira registaram-se 37 ocorrências, um número consideravelmente inferior ao registado ontem à mesma hora (cerca de 60 ocorrências). O patamar é, nesta altura, mais baixo, mas ainda superior ao desejado, segundo elucidou Patrícia Gaspar em conferência de imprensa.

A adjunta da Proteção Civil Nacional explicou aos jornalistas que estão ativos seis planos de emergência, sendo o último a ser acionado referente a Vila de Rei, uma das zonas que está a ser mais severamente fustigada pelas chamas.

Além de Vila de Rei, inspiram especiais cuidados os incêndios que lavram em Santarém (Abrantes e Ferreira do Zêzere), Coimbra (Carvalhosas), Louriçal do Campo. São de referir ainda duas novas ocorrências em Abrantes e Macedo de Cavaleiros.

Além dos corpos de bombeiros, auxiliam no combate às chamas 15 pelotões de militares. As autoridades portuguesas contam ainda com a ajuda europeia e de Marrocos.

No briefing matinal, Patrícia Gaspar deu ainda conta do aumento do número de feridos decorrentes dos incêndios (subida de 42 para 45 feridos ligeiros) e da existência de 112 pessoas deslocadas em Vila de Rei, onde foram feitas evacuações preventivas no dia de ontem e durante a noite que passou.

Para esta segunda-feira, espera-se uma ligeira descida das temperaturas, "que não será significativamente expressiva" tendo em conta os fogos que lavram no país.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.