Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Combates em Poiares e Oliveira do Hospital a evoluir favoravelmente

O combate aos incêndios florestais que estão a lavrar nos concelhos de Vila Nova de Poiares e de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, estão a evoluir favoravelmente, disseram os presidentes das respetivas câmaras municipais.

Combates em Poiares e Oliveira do Hospital a evoluir favoravelmente
Notícias ao Minuto

23:43 - 13/08/17 por Lusa

País Coimbra

"Esperamos que, com a ajuda das condições meteorológicas, [o fogo] possa ser dominado durante a noite", disse à agência Lusa, João Henriques, presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, cujo município foi atingido hoje, à tarde, pelo incêndio que teve início no sábado, pelas 16:30, em Carvalhosa, no concelho de Coimbra, e alastrou também a Miranda do Corvo e Lousã.

De acordo com o autarca, "não há vento" e "os meios de combate foram reforçados", permitindo ter uma "perspetiva otimista" relativamente à evolução do incêndio.

Pelas 23:20, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na internet, este incêndio mantinha ativas três frentes (em áreas dos concelhos de Vila Nova de Poiares, de Miranda do Corvo e da Lousã), que estavam a ser combatidas por perto de quatro centenas de operacionais, apoiados por mais de uma centena de veículos.

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, também acredita que o incêndio que deflagrou pelas 16:30 de hoje, na freguesia de Aldeia das Dez, em povoamento florestal, perto do Santuário da Senhora das Preces, venha a ser "dominado nas próximas horas".

O combate às chamas, que não ameaçam povoações, "está a evoluir favoravelmente", disse à agência Lusa José Carlos Alexandrino.

O fogo "tem duas frentes ativas, uma em Oliveira do Hospital e outra no concelho de Seia [no distrito da Guarda]", disse à Lusa o comandante Carlos Pereira, da ANPC, confirmando que não há povoações ameaçadas.

De acordo com a página da ANPC, as chamas estavam a ser combatidas, pelas 23:20, por cerca de duas centenas de operacionais e 60 viaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório