Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Chuva de estrelas vai abrilhantar os céus este fim de semana

Chuva de estrelas será visível até dia 23 de agosto, mas o pico dar-se-á esta madrugada.

Chuva de estrelas vai abrilhantar os céus este fim de semana
Notícias ao Minuto

21:44 - 12/08/17 por Melissa Lopes

País Astronomia

Se faz parte da larga maioria das pessoas que nesta fase do ano aproveita as noites de verão para ficar acordado madrugada fora, esta informação é especialmente para si. Se não pertencer ao grupo, esta informação também se lhe dirige.

Dá-se esta noite, de sábado para domingo, o pico da chuva de estrelas de agosto. Denominado pelos especialistas por chuva de meteoros Aquáridas e Perseidas, esta é um fenómeno que será visível até ao dia 23 de agosto.

Como esta constelação só começa a nascer depois da meia-noite a sudeste, explica o Observatório Astronómico de Lisboa, as observações deverão iniciar-se na segunda metade da noite.

"O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Aquário (o radiante)", lê-se no site. O pico desta chuva de estrelas ocorrerá precisamente entre as 14h e as 2h30 do dia 13, domingo. Em Portugal, o pico será visível na madrugada do dia 13 a partir da 1 hora.

Contudo, de acordo com o Observatório, valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de agosto. A melhor altura de observação será nas noites próximas da Lua Nova. O instante da fase de Lua Nova ocorre no dia 21 às 19h30 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório