Meteorologia

  • 23 AGOSTO 2017
Tempo
27º
MIN 23º MÁX 29º

Edição

Chuva de estrelas vai abrilhantar os céus este fim de semana

Chuva de estrelas será visível até dia 23 de agosto, mas o pico dar-se-á esta madrugada.

Chuva de estrelas vai abrilhantar os céus este fim de semana
Notícias ao Minuto

21:44 - 12/08/17 por Melissa Lopes

País Astronomia

Se faz parte da larga maioria das pessoas que nesta fase do ano aproveita as noites de verão para ficar acordado madrugada fora, esta informação é especialmente para si. Se não pertencer ao grupo, esta informação também se lhe dirige.

Dá-se esta noite, de sábado para domingo, o pico da chuva de estrelas de agosto. Denominado pelos especialistas por chuva de meteoros Aquáridas e Perseidas, esta é um fenómeno que será visível até ao dia 23 de agosto.

Como esta constelação só começa a nascer depois da meia-noite a sudeste, explica o Observatório Astronómico de Lisboa, as observações deverão iniciar-se na segunda metade da noite.

"O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Aquário (o radiante)", lê-se no site. O pico desta chuva de estrelas ocorrerá precisamente entre as 14h e as 2h30 do dia 13, domingo. Em Portugal, o pico será visível na madrugada do dia 13 a partir da 1 hora.

Contudo, de acordo com o Observatório, valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de agosto. A melhor altura de observação será nas noites próximas da Lua Nova. O instante da fase de Lua Nova ocorre no dia 21 às 19h30 horas.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório