Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Jovens portugueses traçam retrato de si próprios para assinalar o seu dia

Vídeos serão partilhados nas redes sociais das entidades organizadoras da iniciativa.

Jovens portugueses traçam retrato de si próprios para assinalar o seu dia
Notícias ao Minuto

07:33 - 12/08/17 por Andrea Pinto

País Notícias

São 12 vídeos que traçam aquele que é o retrato dos jovens portugueses. O objetivo é assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se comemora este sábado, e ver de que forma os jovens portugueses se comparam com os dos outros países da União Europeia. 

A comparação é feita através de seis áreas - população, famílias, proteção social e pobreza, educação, mercado de trabalho e mundo digital -, num relato em que se convida a uma reflexão fundamentada sobre as gerações mais jovens que residem em Portugal, nos diferentes momentos e contextos das suas vidas.

“Com os vídeos que agora se apresentam, muitas destas histórias que as estatísticas contam, ganham uma voz e uma vida especial”, afirma Maria João Valente Rosa, diretora da PORDATA, responsável pela iniciativa, acrescentando, ainda, que "as novas gerações de hoje pouco se assemelham aos jovens do passado, a começar por viverem em plena era digital. Por isso, e para que todos possam conhecer o que mudou nos jovens em Portugal, o recurso às redes sociais para partilha dos vídeos foi uma opção natural".

Já o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho, considera que "conhecer a fundo o retrato da juventude portuguesa já fazia falta", sobretudo para obter "indicadores que são fundamentais como por exemplo a proteção social, o emprego ou a escolaridade".

A Câmara Municipal de Cascais junta-se, também, a este projeto no âmbito da Capital Europeia da Juventude 2018.

Os vídeos serão publicados nas redes sociais das diversas entidades parceiras que participaram no projeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório