Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Reacendimento em Tábua mobiliza centenas de operacionais

Está novamente ativo o incêndio que ontem deflagrou em Tábua, no distrito de Coimbra.

Reacendimento em Tábua mobiliza centenas de operacionais
Notícias ao Minuto

17:36 - 09/08/17 por Ana Lemos com Lusa

País Incêndios

Um reacendimento ao início da tarde de hoje na localidade de Várzea Candosa, no concelho de Tábua, está a obrigar à mobilização de vários meios.

No local estarão cerca de 200 bombeiros e, pelo menos, um meio aéreo, avança a TVI24. Porém, no site da Proteção Civil não consta, às 17h20, qualquer informação sobre este reacendimento e respetivos meios no terreno.

No entanto, pelas 18h20, Patrícia Gaspar, adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), disse à agência Lusa que efetivamente "o incêndio reativou esta tarde em Tábua, na zona de Várzea Candosa, e o combate está a ser muito complexo devido ao muito vento no local e às muitas projeções".

O reacendimento aconteceu hoje às 14h22 e estava a ser combatido às 17h30 por 424 operacionais, apoiados por 117 viaturas e sete meios aéreos, sendo "preocupação a defesa e proteção aos habitantes de várias pequenas povoações muito dispersas", adiantou a responsável da ANPC.

Ainda segundo estas declarações de Patrícia Gaspar à agência Lusa, os "pequenos povoamentos" que estão a ser alvo de defesa e proteção são Varziela, Vale de Gaios, e Seixos Alvos, relativamente a um incêndio que lavra em povoamento florestal e tem duas frentes ativas.

O incêndio florestal que deflagrou ontem, ao princípio da tarde, no concelho de Tábua, distrito de Coimbra, foi dado como dominado às 23h45, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), mas ao início da tarde de hoje reacendeu na zona de Várzea Candosa.

Saliente-se que ontem, o fogo em povoamento florestal, essencialmente eucaliptal, na zona de Várzea Candosa, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, no município de Tábua, no interior do distrito de Coimbra, chegou a ser combatido por dez meios aéreos.

[Notícia atualizada às 18h24 - com declarações da adjunta do comando nacional da ANPC à agência Lusa]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório