Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marcelo envia "sentidas condolências" a familiares das vítímas de sismo

O Presidente da República endereçou hoje "as mais sentidas condolências" aos familiares das vítimas do "trágico sismo" registado na região sudoeste da China, que pode ter provocado uma centena de mortos e milhares de feridos.

Marcelo envia "sentidas condolências" a familiares das vítímas de sismo
Notícias ao Minuto

21:10 - 08/08/17 por Lusa

País Sismo

"Nesta altura difícil, quero transmitir através de Vossa Excelência, em meu nome pessoal e no do Povo português, as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, assim como os desejos de rápidas melhoras a todos os feridos", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao seu homólogo chinês a propósito do sismo registado hoje na província de Sichuan.

Na mensagem, divulgada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa diz ter sido com "grande consternação" que tomou conhecimento do "trágico sismo de forte magnitude ocorrido na província de Sichuan" e sublinha que os seus pensamentos estão "com as vítimas, seus familiares e também com os habitantes das regiões mais afetadas, em solidariedade fraterna num momento de angústia e dor".

O Governo chinês já admitiu que o sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter registado hoje na região sudoeste da China pode ter causado uma centena de mortos e milhares de feridos, bem como danificado muitas casas.

Num comunicado divulgado na sua página oficial na Internet, a comissão nacional responsável pela gestão de catástrofes informou que cerca de 130 mil casas terão ficado danificadas e admitiu a possibilidade de existirem pelo menos uma centena de mortos e milhares de feridos.

O comunicado foi elaborado com base numa análise preliminar do sismo que atingiu uma região montanhosa na fronteira das províncias de Sichuan e Gansu.

Os serviços chineses geológicos indicaram que o sismo ocorreu às 21h20 locais (14h20 em Lisboa) perto de Jiuzhaigou, um parque natural conhecido pelas quedas de água e pelas formações rochosas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório