Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Contrato do SIRESP não é fiscalizado nem avaliado há sete anos

Depois de ser assinado um contrato entre o SIRESP e o Estado, em 2006, o sistema de emergência e segurança só foi avaliado durante quatro anos. O consórcio nunca foi responsabilizado pelas inúmeras falhas registadas.

Contrato do SIRESP não é fiscalizado nem avaliado há sete anos
Notícias ao Minuto

21:51 - 08/08/17 por Notícias Ao Minuto

País Consórcio

A auditoria que a Inspeção Geral da Administração Interna realizou, conclui que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança (SIRESP) não é fiscalizado nem avaliado há sete anos, noticia a SIC Notícias.

Para além disso, a mesma auditoria, solicitada pelo Governo, revela que o consórcio nunca foi responsabilizado pelas inúmeras falhas registadas nos últimos anos.

O consórcio SIRESP e o Estado assinaram um contrato em 2006, tendo então sido nomeada a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna como entidade gestora do sistema de segurança e emergência.

Porém, a obrigação de fiscalização apenas foi cumprida durante quatro anos, sendo que desde 2010 que o SIRESP não é fiscalizado nem alvo de qualquer avaliação.

Nesse sentido, o consórcio nunca pagou quaisquer penalizações, previstas no contrato, pelas falhas que se registaram ao longo dos anos, nomeadamente as que se verificaram no incêndio de Pedrógão Grande, que causou 64 mortos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório