Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Oito em cada dez idosos não têm dinheiro para bens primários

O retrato foi elaborado pelo Conselho Económico e Social (CES) e alerta para o facto de oito em cada dez idosos não serem capazes de pagar os bens de primeira necessidade devido ao reduzido valor das pensões mensais. O pagamento de contas, alimentação e medicamentos ficam comprometidos.

Oito em cada dez idosos não têm dinheiro para bens primários

O estudo do Conselho Económico e Social (CES) refere-se ao mês de Março e dá conta da precaridade que a grande maioria dos idosos vive em Portugal. Oito em dez não têm dinheiro para as contas nem tampouco para os bens de necessidade, escreve o Jornal de Notícias.

Os reformados correm sérios riscos de pobreza e as reformas ficam aquém das necessidades reais, já que oito em cada dez idosos recebem uma pensão mensal que não chega aos 410 euros.

“Só 12 a 15% dos pensionistas (…) terão pensões que permitem cobrir as despesas mensais”, alerta o CES. Deste modo, ficam comprometidos o pagamento das contas, a alimentação e a aquisição de medicamentos, maior parte das vezes fundamentais para a sobrevivência dos mais velhos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório