Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Governo contactou serração de Castanheira e há disponibilidade para apoio

O Governo disse hoje que contactou os proprietários da serração de Castanheira de Pera afetada pelo incêndio que começou em junho em Pedrógão Grande e manifestou "total disponibilidade" para dar apoio na candidatura da empresa aos fundos europeus disponíveis.

Governo contactou serração de Castanheira e há disponibilidade para apoio
Notícias ao Minuto

19:53 - 04/08/17 por Lusa

País Pedrógão Grande

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, fonte do gabinete do ministro do Planeamento e Infraestruturas explicou que a presidente do programa Centro 2020, Ana Abrunhosa, "contactou hoje, novamente, os proprietários da empresa" e "manifestou total disponibilidade para fornecer apoio administrativo na candidatura da empresa aos fundos europeus disponíveis".

Jorge Tomás Alves, o proprietário da serração Progresso Castanheirense, disse hoje à agência Lusa que quase dois meses depois do fogo que lhe destruiu a empresa e toda a maquinaria, num prejuízo que está orçado em quatro milhões de euros, "a ajuda é zero".

O empresário adiantou que se até ao próximo mês não chegar qualquer ajuda de fora, "tem mesmo que fechar e mandar o pessoal para o desemprego".

Contudo, a tutela explica que a presidente e os técnicos do Centro 2020 já se reuniram várias vezes com esta e com outras empresas da região e adianta que, desde 21 de julho, "está disponível um concurso específico do Centro 2020 (fundos europeus) destinado exclusivamente à recuperação destas empresas".

O Governo refere ainda que estão disponíveis 25 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com financiamento de 85% a fundo perdido, havendo a possibilidade de realização de adiantamentos de 25%.

"Este sistema já está em funcionamento. Já foram apresentadas candidaturas e esta semana foram feitos os primeiros pagamentos", sublinhou a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório