Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Super Bock e Licor Beirão desafiam-se no Facebook. Culpa é deste slogan

“O que é que se bebe aqui”? Iniciativa, segundo a Super Bock e o Licor de Beirão. Equipa de marketing do licor fez uma ponte entre as suas campanhas publicitárias, para delícia dos fãs nas redes sociais. Esta é a primeira interação digital pública entre duas marcas portuguesas amplamente conhecidas.

Super Bock e Licor Beirão desafiam-se no Facebook. Culpa é deste slogan
Notícias ao Minuto

19:39 - 04/08/17 por Anabela de Sousa Dantas com Patrícia Martins Carvalho

País Marketing digital

O Beirão é Super”. O slogan é da marca Super Bock e faz parte da campanha da cervejeira afeta aos clientes da região das Beiras. A oportunidade era de luxo, e foi aproveitada. Na passada quarta-feira, o Licor Beirão publicou a imagem do slogan da cerveja no seu perfil de Facebook com a seguinte mensagem: “Não somos nós que o dizemos... Obrigado, Super Bock!”.

A publicação fez sucesso – conta, neste momento, com mais de 26 mil gostos e cerca de 1400 partilhas – e a resposta devida não tardou. A meio de uma campanha em celebração do 90.º aniversário da marca, a Super Bock avançou com um convite para a festa na secção de comentários da publicação original, conforme pode ver na captura de ecrã abaixo.

A iniciativa partiu da 10.digital, empresa de marketing digital que trata a comunicação do Licor Beirão desde 2014.

“A ideia surge porque, no mesmo dia, duas pessoas da 10.digital que estavam na região das Beiras (uma na Guarda e outra em Viseu), tiraram fotografia à campanha da Super Bock por acharem piada ao slogan que remetia para o nosso mais antigo cliente: o Licor Beirão”, explicou Pedro Girão, diretor de operações da empresa, ao Notícias ao Minuto.

Notícias ao Minuto

“Sendo a Super Bock a segunda marca com mais seguidores no Facebook em Portugal no setor de alimentação em bebidas, só atrás do próprio Licor Beirão, acreditámos que poderíamos criar algo que seria um marco que quase histórico na publicidade digital em Portugal, quer pela boa interação entre as duas marcas quer pelo volume de comentários e de reações que atingiu”, acrescentou.

Esta interação pública entre marcas não é usual em Portugal, mas algo a que as equipas de marketing vão estando atentas, uma vez que agrada ao público. Não serve todas as marcas - “não podemos querer fazer o mesmo tipo de publicidade para janelas minimalistas de luxo” - mas assentou como uma luva entre o licor e a cerveja.

“Ambas [as marcas] celebram a amizade, a reunião entre amigos. Ambas comunicam com humor e de forma irreverente, sendo marcas portuguesas com tradição no digital. Acreditámos que se adequava a 100% ao tom de comunicação e à estratégia do nosso cliente, o Licor Beirão; e acreditámos que a Super Bock perceberia que era uma boa oportunidade para ambas as marcas. Felizmente foi o que veio a acontecer: acabou por ser uma situação de 'win-win'”, indicou o especialista em marketing digital.

A iniciativa da 10.digital marcou mesmo a primeira vez que algo do género aconteceu em Portugal, no seio do marketing digital.

“Já há algum tempo que tínhamos definido, no seio da equipa da 10.digital, que queríamos muito ser responsáveis pela primeira interação entre duas marcas online com verdadeira repercussão em Portugal. Tínhamos visto - e adorávamos - os exemplos de publicidade no estrangeiro entre Mc Donald's e Burger King, entre Coca Cola e Pepsi. Queríamos muito ser responsáveis por uma interação do género em Portugal, porque era uma lacuna do nosso país nesta área - provavelmente porque é algo arriscado e que depende muito da resposta da outra parte”, indicou Pedro Girão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório