Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O que fazer para evitar ser assaltado na praia

Conselhos são dados aos cidadãos pela Polícia Marítima.

O que fazer para evitar ser assaltado na praia
Notícias ao Minuto

10:40 - 04/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Conselhos

Numa época do ano em que milhões de portugueses rumam às praias todos os dias, a ocorrência de furtos e roubos tem tendência a aumentar.

Para evitar que tal aconteça, ou pelo menos para que haja uma diminuição deste tipo de crime, a Polícia Marítima deixa alguns conselhos aos banhistas para se protegerem a si e aos seus bens.

Assim, o primeiro conselho é o mais óbvio: “evite levar para a praia bens valiosos”, escreve a autoridade marítima num comunicado enviado às redações.

Depois é importante não deixar os seus pertences sozinhos. Quando quiser ir à água peça a algum amigo ou familiar que vigie os seus bens. Se estiver sozinho na praia pode sempre pedir a um vizinho da toalha do lado para que, gentilmente, dê uma vista de olhos pelas suas coisas.

Em caso de não ter nem amigos, nem familiares, nem vizinhos do lado dispostos a ajudar, o que deve fazer é manter os seus pertences em linha de vista a partir da água.

O ideal, sublinha a Polícia Marítima, é optar por praias vigiadas e por praias com um número considerável de banhistas, pois “à vista de outras pessoas podem ser evitados furtos”.

Outro conselho, que não se aplica apenas a uma ida à praia, mas sim no dia-a-dia, é o de não deixar bens à vista dentro do carro, pois é um convite para que a viatura seja assaltada.

E se, pese embora tenha todos estes cuidados for assaltado, a Polícia Marítima sublinha que é “importante que mantenha a calma, confirme que realmente foi furtado e quais os bens desaparecidos”.

“De seguida, confirmado o furto, contacte a Polícia Marítima”, termina o comunicado da autoridade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório