Em Fevereiro deste ano o Governo cortou o desconto nos passes de transporte para os idosos. Até essa altura, os mais velhos tinham de pagar apenas metade do preço geral pelo título mensal de transporte em Lisboa. Nesse mês as novas regras cortaram o desconto para 25%. A Câmara de Lisboa admite agora estudar uma forma de contribuir para que esse desconto volte a ser reposto.
Nunes da Silva, vereador da Mobilidade da Câmara da Lisboa, critica a mudança de regras classificando-as como uma "injustiça social". Em declarações ao jornal Público, o responsável considera que a Câmara deve "desafiar o Governo a participar numa solução". A questão ganha ainda mais relevância quando os números mostram que existiram quebras significativas na compra destes passes. Só na Carris, registou-se menos 41 mil vendas do passe da terceira idade nos primeiros seis meses do ano.
O aumento do desemprego também justifica a quebra de vendas e de passageiros nos transportes públicos, mas neste caso a Câmara de Lisboa admite que a situação deve ser resolvida pela administração central.