Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Julho despede-se escaldante com os termómetros nos 37 ºC. E agosto?

Julho vai-se embora quente, apesar de uma ligeira descida das temperaturas prevista para amanhã, e dará lugar a um mês igualmente escaldante. Mas, na hora da despedida, julho brinda dois distritos com aguaceiros.

Julho despede-se escaldante com os termómetros nos 37 ºC. E agosto?
Notícias ao Minuto

08:05 - 29/07/17 por Melissa Lopes

País IPMA

O tempo quente e seco tem marcado este verão. E assim continuará a ser neste fim de semana e no arranque de agosto. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas altas e ausência de precipitação para todo o país.

Assim, para Lisboa está previsto um fim de semana de céu pouco nublado, em que as máximas chegam aos 29 e 30 graus Celsius (ºC), sábado e domingo, respetivamente. O arranque da semana, no último dia do mês, vai ser igualmente quente: 31 graus de máxima para Lisboa, com possibilidade nuvens altas. Terça-feira entra em cena o 'querido mês de agosto' e as temperaturas, essas, vão continuar elevadas: 28 graus é o que o IPMA prevê para o arranque do mês.

Quem estiver por Santarém também não vai escapar ao calor. Sábado os termómetros chegarão aos 33 ºC, no domingo não se atreverão tanto: 30ºC é a máxima prevista. Segunda-feira sentir-se-á uma ligeira descida da temperatura, mas não o suficiente para deixar de estar calor: 29ºC será a máxima. Para terça-feira estão previstos 30ºC, com céu pouco nublado. Em Setúbal, os termómetros vão registar 34ºC, 30ºC, sábado e domingo. O último dia do mês de julho não traz nada de novo: 30ºC e ausência de chuva. 

Para o distrito de Leiria, o IPMA prevê um tempo mais fresco, com máximas a rondar os 26ºC, 24ºC e 22ºC, para sábado, domingo e segunda-feira, respetivamente, com espaço para algumas nuvens nos três dias. No primeiro dia de agosto, haverá uma subida da temperatura, estão previstos 25ºC de máxima para terça-feira. Coimbra registará máximas de 29 e 26ºC, sábado e domingo, com céu pouco nublado. Agosto começa com tempo de verão, com previsão de 27ºC.

Castelo Branco, distrito fustigado pelos incêndios na última semana, contará com temperaturas também altas: 37ºC para sábado, 32ºC para domingo. Apesar de uma ligeira descida da temperatura, o início do mês de agosto seguirá muito quente (nada de novo, portanto), com 37 graus a ser a temperatura máxima mais comum. Portalegre, onde também as chamas têm lavrado, os termómetros vão chegar aos 34ºC, este sábado, e aos 31 no domingo. O último dia do mês, segunda-feira, será mais um dia de verão: 30ºC é a máxima prevista, com possibilidade de nuvens altas. Agosto seguirá caminho com temperaturas superiores a 30ºC, de acordo com o site do IPMA. 

Rumando mais a Sul, o cenário é ainda mais quente. Para Faro, este sábado, estão previstos 35ºC de máxima e 32ºC para domingo, prevendo-se céu limpo nos dois dias. Na segunda-feira, pode contar com tempo quente, ainda que acompanhado de nuvens altas. A mesma previsão para o primeiro dia de agosto, que, de resto, manter-se-á neste registo ao longo de toda a semana. 

Évora, uma das capitais de distrito mais quentes do país, com previsão de 37ºC para este sábado e 34ºC para domingo, com possibilidade de céu pouco nublado. Na segunda-feira pode contar com 31ºC de máxima. Também aqui há previsão de nuvens altas. Agosto arranca da mesma forma, com previsão de temperaturas máximas de 37 graus, que se deverão manter também até ao fim de semana da semana seguinte. Em Beja, o cenário é idêntico: calor e mais calor. 36ºC, 34ºC e 31ºC são as máximas previstas para hoje, domingo e segunda. E agosto, traz mais do mesmo. 

Habitualmente menos quente, a Norte, o Porto poderá contar com máximas de 24ºC e 22ºC no sábado e domingo, com previsão de céu parcialmente nublado. Na segunda-feira, a temperatura máxima não irá além dos 21 graus. Agosto começa 'fresquinho' e cinzento, com máximas a rondar os 23ºC e 24ºC. Para Aveiro está previsto também tempo fresco (comparativamente ao resto do país): 24ºC, 22 ºC são as temperaturas para o fim de semana. Agosto arranca em Aveiro com uma máxima de 21ºC, temperatura essa que subirá logo na terça-feira para os 24ºC. 

Guarda vai chegar aos 29ºC, tanto no sábado como no domingo. No arranque da semana, a temperatura irá descer, com os termómetros a não irem além dos 26º C na segunda-feira e 23º C na terça-feira. Viseu também vai estar quente este sábado (com 30ºC e céu pouco nublado), mas no domingo não vai além dos 26ºC. No último dia de julho, estão previstos 24ºC de máxima e 27ºC para o primeiro dia de agosto. Em Bragança também não há previsão de qualquer pingo de chuva, com máximas a atingirem os 33º C, 28ºC, 26ºC, sábado, domingo e segunda-feira. Vila Real contará com 29ºC, 26ºC, 24ºC, para o fim de semana e segunda-feira. Terça-feira, o primeiro dia de agosto, será marcado por um aumento da temperatura em Vila Real: máxima vai chegar aos 28º C. 

Em Braga, o cenário muda de figura. O IPMA prevê aguaceiros para sábado e domingo com máximas a chegar aos 27 e 25ºC. O mês arranca também molhado em Braga, com previsão de 27ºC de máxima. Para Viana do Castelo também estão previstos aguaceiros tanto para sábado, como para a segunda-feira. E as temperaturas vão rondar os 22º C e 23ºC. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório