Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Inspetores de investigação e fiscalização do SEF criam novo Sindicato

Os inspetores da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras criaram um novo sindicato, o SIIFF - Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras, foi hoje divulgado pelos próprios.

Inspetores de investigação e fiscalização do SEF criam novo Sindicato
Notícias ao Minuto

10:46 - 28/07/17 por Lusa

País SIIFF

Segundo adianta o SIIFF, o novo sindicato já conta com perto de 10% dos efetivos, duas semanas depois de ter sido criado.

A criação do novo sindicato foi justificada pelo seu presidente, Renato Mendonça, com o facto de "muitos inspetores do SEF entenderem que a existência de um único sindicato, e a consequente representação exclusiva, acarreta riscos vários, provocando, nomeadamente, uma acomodação das lideranças sindicais de que resulta uma menor exigência".

Um "número significativo de inspetores" não se encontravam associados a nenhum sindicato, referiu Renato Mendonça, explicando que não havia alternativa ao até agora único sindicato.

Por isso "optaram por escolher o nosso", adiantou.

Apesar dos inspetores do SEF assumirem várias valências em todo o país, estes profissionais têm sido notícia nos últimos tempos devido aos atrasos verificados no controlo de passageiros chegados ao aeroporto de Lisboa, de que resultam filas de espera de várias horas.

De acordo com Renato Mendonça, a situação do aeroporto de Lisboa é, de facto, um "problema grave que se arrasta há anos, com graves prejuízos para os inspetores que aí trabalham".

"As responsabilidades são partilhadas pelas várias entidades envolvidas (SEF, ANA e companhias transportadoras), as quais demonstram uma clara falta de diálogo e organização entre elas, uma vez que o aumento dos movimentos são previstos com muita antecedência", adiantou.

A falta de efetivos e recursos humanos foi apontado pelo presidente do novo sindicato como principal problema do SEF, embora existam vários outros "graves e urgentes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório