Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Aldeia de Falagueira, em Nisa, volta a ser evacuada

A aldeia de Falagueira, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, voltou hoje à tarde a ser evacuada, devido à ameaça dos incêndios que lavram na zona, disse à agência Lusa fonte do município.

Aldeia de Falagueira, em Nisa, volta a ser evacuada
Notícias ao Minuto

16:39 - 27/07/17 por Lusa

País Incêndios

As pessoas voltaram a ser retiradas de Falagueira, uma aldeia da freguesia de S. Matias, pouco depois das 16:30, e transportadas num autocarro da câmara municipal para o pavilhão desportivo da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos professor Mendes dos Remédios, na vila de Nisa.

Também a pequena aldeia de Monte Claro, na freguesia de S. Matias, com cerca de 90 habitantes, vai ser evacuada durante a tarde de hoje, adiantou à Lusa a fonte do município.

Além de Falagueira, tinham sido evacuadas, por precaução, na quarta-feira à noite, as povoações de Vila Flor, Amieira do Tejo e Albarrol, devido às várias frentes de fogo, tendo as cerca de 100 pessoas regressado hoje de manhã às suas casas.

No concelho de Nisa, onde foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, continuavam hoje à tarde a lavrar dois incêndios, cada um com duas frentes, que mobilizavam, às 17:20, 446 operacionais, com o apoio de 136 viaturas e nove meios aéreos, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Os incêndios obrigaram ao corte do Itinerário Principal (IP) 2, no nó Gardete, que faz ligação à Barragem de Fratel, concelho de Nisa, no limite com o distrito de Castelo Branco.

Um dos fogos teve origem no de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, que passou na terça-feira à noite o rio Tejo e chegou ao concelho vizinho de Nisa, através do monumento natural das Portas de Ródão.

O alerta deste incêndio no concelho de Nisa foi dado às 21:34 de terça-feira, nas Portas do Ródão, freguesia de Santana.

Na quarta-feira à tarde, também o fogo de Mação, no distrito de Santarém, se propagou ao concelho de Nisa, começando por Albarrol, na zona de Arez e Amieira do Tejo, tendo o alerta sido dado às 20:49.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório