Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Será um dia de muito trabalho, com condições muito desfavoráveis"

Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil fez esta manhã o ponto de situação dos incêndios em território nacional. Há várias situações preocupantes, com destaque para os concelhos de Penacova e Nisa.

"Será um dia de muito trabalho, com condições muito desfavoráveis"
Notícias ao Minuto

09:36 - 27/07/17 por Inês André de Figueiredo

País Proteção Civil

No briefing diário realizado pela Proteção Civil num momento em que Portugal volta a ser assolado por vários e grandes incêndios, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos esta manhã e que representam as "maiores preocupações" para os operacionais no terreno.

Em particular, sublinhou, o incêndio em Nisa, e um outro no distrito de Coimbra, no concelho de Penacova.

No terreno estão neste momento "2.094 operacionais e 659 meios terrestres", sendo que está a ser feita uma avaliação sobre os sítios em que os meios aéreos vão atuar, até porque, apurou o Notícias ao Minuto, no que diz respeito ao incêndio em Penacova as condições de visibilidade são más devido ao nevoeiro provocado pelas nuvens de fumo.

A responsável da Proteção Civil revelou, neste sentido, que além dos aparelhos portugueses, há ainda no terreno quatro canadairs de Espanha e um de Marrocos.

Patrícia Gaspar confirmou também que foi ativado o plano municipal de Proteção Civil de Nisa e que foi dominado o grande fogo na Sertã, que alastrou depois aos concelhos de Proença-a-Nova e Mação. "O incêndio está de facto dominado, ficou dominado há alguns minutos atrás, portanto é uma boa notícia", declarou a adjunta de operações da ANPC, acrescentando porém que todo o dispositivo de combate ao fogo vai manter-se no terreno "durante as próximas horas" para garantir "uma resposta permanente" a todas as situações que possam surgir em termos de reativações

Questionada sobre a descida das temperaturas prevista para hoje, a responsável não mostrou grande otimismo, sustentando que este "ligeiro decréscimo que temos de previsão para hoje, em termos de temperatura, não é expressivo e não terá impacto significativo naquilo que é a evolução da situação operacional".

"Será um dia de muito trabalho, com condições meteorológicas muito desfavoráveis para aquilo que são as progressões destes incêndios", afirmou.

Madrugada deu tréguas no combate às chamas em Mação

Melhorias registam-se esta manhã em Mação. "Começámos a devolver às suas casas parte da população que tínhamos retirado, isto sempre que estejam reunidas as condições necessárias de segurança", referiu o vereador Vasco Marques, avançando que seis pessoas já regressaram e entre 20 e 30 moradores estão agora a regressar.

Recorde-se que várias aldeias foram evacuadas ao longo dos últimos dias, levando à retirada de "várias dezenas de pessoas".

O incêndio em Mação, no distrito de Santarém, que chegou a ameaçar a sede de concelho e várias aldeias, entrou esta madrugada em rescaldo, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara, António Louro.

As chamas lavravam em Mação desde domingo, depois de terem alastrado do concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco.

De acordo com o vereador Vasco Marques, que falou aos jornalistas junto ao posto de comando, existem ainda pequenos pontos que "dão preocupação, que podem evoluir positiva ou negativamente dependendo das condições atmosféricas". Os locais mais preocupantes são as localidades de Maxieira e Montela e a Serra dos Bandos.

As próximas horas vão exigir "muito trabalho de consolidação" das ações de rescaldo por se tratar de uma área ardida muito grande e que "qualquer pequeno reacendimento pode-nos trazer mais um dia de grande aflição".

[Notícia atualizada às 11h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório