Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Dominado um dos dois fogos que deflagraram hoje em Penacova

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 13h00, no concelho de Penacova, está dominado, mas um segundo fogo originado pelo primeiro, pelas 18h00, continua ativo às 23h30, mas sem ameaçar povoações.

Dominado um dos dois fogos que deflagraram hoje em Penacova
Notícias ao Minuto

23:41 - 26/07/17 por Lusa

País Incêndios

O fogo que teve início, às 12h59, em Paradela, na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova (distrito de Coimbra), "está dominado, mas o outro [que deflagrou às 18h22], continua ativo e com alguma intensidade", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira.

As chamas deste segundo incêndio, na zona de São Mamede, igualmente na freguesia de Lorvão, não ameaçam povoações, adiantou o autarca.

Embora as localidades de Foz do Caneiro e de São Mamede "corram algum risco, para já não há motivos para ainda se temer que isso venha a acontecer", disse Humberto Oliveira.

O segundo incêndio surgiu junto à Estrada Nacional 110 (Coimbra-Penacova), entre Foz do Caneiro e São Mamede, progredindo para sul em direção a Coimbra, Penacova e para a Serra do Carvalho, no concelho de Vila Nova de Poiares.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANMP) na internet, pelas 23h20 combatiam este fogo 392 operacionais, apoiados por 114 viaturas.

No incêndio considerado pela ANPC "em conclusão" (extinto, com pequenos focos de combustão dentro do seu perímetro), mantinham-se 339 operacionais e 92 veículos.

Enquanto esta "situação de incêndios" se mantiver, os centros de saúde de Penacova e de Vila Nova de Poiares (também no distrito de Coimbra) estarão em funcionamento "durante 24 horas por dia", disse à agência Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Tereso.

A medida, adotada hoje, manter-se-á "em vigor até que as circunstâncias exijam", sublinhou o responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório